Projeto de Lei que institui no calendário do município a Semana de Defesa da Fauna é aprovado

Visualize fotos Visualize fotos

Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Araras, na última segunda-feira (23), durante a 38ª sessão ordinária, o projeto de Lei da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e do vereador José Roberto Apolari (PTB), que institui no Calendário Oficial do Município de Araras a Semana de Defesa da Fauna a ser comemorada anualmente de 21 a 27 de setembro, devido as comemorações do Dia Nacional da Defesa da Fauna, celebrado sempre no dia 22 de setembro.

A semana será dedicada à realização de ações para incentivar e promover a conscientização da população acerca da fauna brasileira. O projeto determina que o município realize campanhas de conscientização e promoção de atividades alusivas ao tema.

Os parlamentares proponentes justificam no projeto que a fauna é o conjunto de espécies animais que vivem em uma determinada área (floresta, país, ecossistema específico), podendo ser muito variada, dependendo das condições ambientais existentes. A fauna brasileira é extremamente rica e variada, pois o Brasil possui uma enorme variedade de ecossistemas.

Entre os países da América do Sul, o Brasil é o país que tem a maior diversidade de aves e também o que abriga o maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra. Entre os mais famosos animais brasileiros estão o tamanduá-bandeira, a onça-pintada, o peixe-boi, o boto-rosa e a arara-azul-de-lear.

Em Araras há o Centro Pró-Arara, inaugurado em 2014, no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado”, o Lago Municipal. O local recebe aves e animais silvestres apreendidos pela Polícia Militar Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros. Após um período de tratamento e reabilitação, eles são encaminhados para uma área de soltura e monitoramento, que fica na zona rural da cidade.

 

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA




Publicado em: 26/10/2017 17:46:00

Publicado por: Imprensa