A Câmara de Araras teve mais uma noite de homenagens na sexta-feira, 05 de setembro. Na ocasião a maratonista, Maria de Lourdes Ferreira Padilha, mais conhecida como Lurdinha Padilha, recebeu o Título de Cidadã Ararense.
A honraria foi proposta pelo vereador Manoel Silva de Oliveira (PPS), em agosto de 2007, e foi entregue em cerimônia, a partir das 19h30, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistella”, da Câmara Municipal de Araras.
Histórico
Lurdinha Padilha nasceu em Itaberaba, na Bahia, em 29 de maio de 1928, e veio para Araras em 1961. Em 1965, casou-se com Antonio Padilha e em 1970 ficou viúva.
Em 1986, ela casou com Waldomiro Augusto Rodrigues, com quem ficou casada até 20 de setembro de 1999, dia em que ele faleceu. Depois da morte do marido entrou em depressão. Foi aconselhada pelo médico Dr. Sérgio Mattos Pulls a praticar alguma atividade física.
Lurdinha optou pela corrida de rua. Sua primeira competição foi a Corrida da Primavera realizada em Araras. Depois desse marco inicial, não parou mais de treinar.
A primeira conquista aconteceu em Americana, na Mini-maratona Corrida dos Trabalhadores. Ela recebeu o troféu de primeiro lugar. Desde então, acumula várias vitórias. (ver quadro)
Título
A concessão de Título de Cidadania é uma homenagem a pessoas, que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao município, ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular.
É necessário que a pessoa resida em Araras há mais de cinco anos, com exceção para as autoridades públicas ou outra pessoa que tenha prestado algum serviço relevante à cidade ou participado de alguma atividade que promova o nome de Araras.
Algumas conquistas de Lurdinha Padilha
|
- Na inauguração da Rodovia dos Bandeirantes ficou em 2ª lugar;
|
- Lurdinha possui medalha internacional, conquistada em Portugal, onde venceu a meia maratona de Lisboa;
|
- É campeã da maratona da Volta da Pampulha de Belo Horizonte;
|
- É tricampeã das maratonas de Santa Catarina, Curitiba, Rio de Janeiro e Tribuna FM de Santos;
|
- É tetracampeã de maratonas em São Paulo e da Corrida Integração de Campinas;
|
- Na Corrida de São Silvestre, ocupou o 1º lugar do pódio durante 4 anos, sendo a única representante de Araras a conseguir essa proeza;
|
- Em 2003, foi incluída no ranking mundial com a maratona de 3 horas, 49 minutos e 50 segundos, apontada na revista Contra Relógio, que a classificou como a melhor de sua categoria;
|
- Possui medalha de prata do comitê Olímpico de São Paulo;
|
- Lurdinha está registrada na Confederação e Federação Brasileira de Atletismo.
|