A Câmara de Araras teve mais uma noite de homenagens na sexta-feira, 19 de setembro. Na ocasião o senhor Giacomino Pesce, recebeu o Título de Cidadão Ararense.
A honraria foi proposta pelo vereador Ricardo Franco e foi entregue em cerimônia, a partir das 19h30, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistella”, da Câmara Municipal de Araras.
Histórico
Filho de Ângelo Rafaele Pesce e Rosa Pesce, Sr. Giacomino Pesce nasceu em 02 de março de 1934, na cidade de Trecchina Potenza, Itália.
Sr. Giacomino passou sua infância e juventude nas boas progressistas terras mineiras. Sentindo-se vocacionado para a Medicina, mudou-se para Campinas, acompanhado de seus pais. Logo percebeu que a carreira médica não era bem o que queria e prestou vestibular para Direito, tendo cursado por dois anos. Ainda não tinha encontrado a profissão que o tivesse conquistado por inteiro.
Casou-se em 22 de maio de 1959, com Faride Daniel na cidade de Campinas, e desta união nasceu sua primogênita Graziela Pesce. Quando Graziela completou 06 meses de idade, resolveram vir para Araras. Aqui nasceu o seu segundo filho, Ângelo Rafael Pesce Neto.
Na ocasião, surgiu um ponto vago na Galeria Zurita, localizada na Praça Barão. O comércio quente da época se concentrava em torno da praça, mas o olho clínico do Sr. Giacomino elegeu a Rua Tiradentes como nascedouro de um comércio em potencial. Um tiro certo no futuro!
Na verdade, alguns estabelecimentos comerciais já funcionavam na área, dentre eles, a Casa Ferreira, que vendia roupas, e a antiga e sempre freqüentada, farmácia Barreto.
Apostando no ponto, pagou muito caro, mas alugou o imóvel nas esquina da Rua Tiradentes com Albino Cardoso, bem em frente à farmácia Barreto. Com o ponto estratégico alugado faltava escolher o nome de seu empreendimento, decidiu por “Tubarão”.
Sr. Giacomino apostou na propaganda maciça e pela iniciativa recebia congratulação do Sr. Devitte, da Rádio Clube, sempre elogiando o Sr. Giacomino e esposa como os pioneiros da propaganda na cidade. Araras não era acostumada a esse tipo de publicidade seguida, insistente.
Foi assim que nasceu a Rua do Comércio em nossa cidade, pela interferência direta do Sr. Giacomino e sua esposa, decididos e de larga visão empresarial, estavam deslocando oficialmente o eixo comercial em nosso município.
Na época foi tudo difícil, porque muitos viam esta família como forasteira em busca de aventura passageira, julgando como pássaros de muitos ninhos, e apostavam na saída rápida, depois de uma passagem efêmera pela cidade. Mas, já se passaram 47 anos, e esta família ainda permanece firme em seus propósitos e o segredo da conquista de público e do sucesso empresarial parece se resumir em duas palavras: trabalho e simpatia.
Uma vez instalados, começaram a vender de tudo um pouco: tecidos, confecções, armarinho, brinquedos, etc. Nada era requintado, a começar das bancas da loja que eram feitas com caixas de maçãs. Foram três anos de muita luta, depois, resolveu mudar o nome do estabelecimento. É que o cunhado já havia patenteado a loja dele, em Campinas, como “Tubarão”, e aqui não se tratava de filial. Em idéia conjunta de Giacomino e sua esposa surgiu o criativo “Tubarato”.
O Tubarato sempre atendeu as classes A, B e C, num convívio harmonioso e até curioso. Cada qual encontrava ali o que procurava. Em terreno próprio deu início a uma obra ampla. Renascia no meio da mesma quadra onde foi gerado, a princípio como Tubarão, o novo Tubarato.
47 anos depois, o ritmo intenso foi passado aos filhos. Cada um deles ficou com uma loja e auxiliados pelo pai mostram que têm nas veias o sangue empreendedor.
Sr. Giacomino aposentado, sem deixar de participar do presente, contempla o passado, com a sensação do dever cumprido. Não se cansa de agradecer pela família que o cerca e a cada freguês que um dia passou em sua loja, por cada tijolinho da construção de sua vida profissional.