Desde a segunda semana de janeiro está em uso pela Câmara Municipal de Araras o arquivo deslizante adquirido pela casa no final da administração passada sob o comando do vereador José Roberto Rimério - Miqueira (PTB), que exercia o cargo de presidente. O sistema é confeccionado em chapas de aço com pintura eletrostática epóxi pó, com movimentação mecânica sobre trilho, a partir de acionamento por manivelas. O interior é multifuncional, com várias opções de uso.
Foram comprados cinco módulos duplos e um unitário, com 156 prateleiras no total, ao custo de R$ 45.490,00. A empresa vencedora da licitação na modalidade convite foi a Giroflex S.A., da cidade de Taboão da Serra.
A necessidade desse material se justifica nos documentos que integram o processo de compras. “A Câmara Municipal de Araras tem hoje a custódia de alguns documentos da Prefeitura Municipal, suas autarquias e todo seu arquivo de projetos, resoluções, etc., acumulado ao longo de toda a existência deste Legislativo. Documentos esses considerados acervos históricos, pois é através desta documentação que se desenvolvem pesquisas e se resgata a história cultural do nosso município, sendo única fonte de consulta”.
Antes dessa compra todo material ficava acondicionado em local inadequado, suscetível a todas as intempéries climáticas, presença de fungos e poeira, com facilidade para degradação.
A atual administração da Câmara ainda teve a preocupação de instalar o arquivo em um espaço amplo e arejado, permitindo que com o passar do tempo outros módulos possam ser acoplados conforme a necessidade. Além disso, a sala tem ar condicionado, o que ajuda a controlar a umidade do ambiente, e os documentos estão divididos em caixas plásticas, divididas por cores para cada setor da Casa.
Para o presidente Nelson Dimas Brambilla (PT) este é o primeiro passo para que a cidade se atente à necessidade de preservação de sua história. “Sabemos que em um curto espaço de tempo a Prefeitura de Araras também terá que criar o seu Arquivo Público com documentos semelhantes e tão importantes quanto estes que a Câmara guarda. E não fazemos isso pelo presente apenas, mas para mostrar o que os gestores da cidade fizeram no passado aqueles que nos sucederão”, completa.
Todo este material está disponível para consulta pública. Toda vez que um munícipe precisar realizar uma pesquisa, um funcionário da Câmara será destacado para dar total apoio neste trabalho. Por estar tudo catalogado a busca é rápida.