Professora Pérola Quintiliano conquista “Prêmio Ruth de Souza 2019” e recebe homenagem da Câmara de Araras

A moção de congratulações foi entregue pelo vereador Felipe Dezotti Beloto (PR)

O vereador Felipe Dezotti Beloto (PR) prestou homenagem, na última segunda-feira (30), na 35ª sessão ordinária à Professora de Educação Especial, Pérola Monteiro dos Santos Quintiliano, pela conquista do “Prêmio Ruth de Souza 2019”, conferido pelo Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN), as mulheres negras que se destacam em suas áreas de atuação na luta pela inclusão da população negra. O evento recebe o apoio do Museu Afro Brasil, do governo do estado de São Paulo, por meio, das Secretarias de Justiça e Cidadania e de Cultura e Economia Criativa.

Pérola Quintiliano é merecedora do prêmio e da homenagem, pois, é uma das ararenses mais atuantes na luta por igualdade racial e social no município. Formada em pedagogia, habilitada em deficiência mental e pós-graduada em psicopedagogia pelo Instituto Imaculada, atuou como professora de educação especial em Araras e em Arthur Nogueira, por 30 anos.

Atua no Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, integra o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e é a atual presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, em Araras. É também artesã e confecciona bonecas negras, no âmbito das oficinas com a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”.

Pérola também atua como voluntária em diversas entidades da cidade, onde busca soluções para problemas coletivos e na luta por igualdade social e racial, bem como por políticas públicas diretamente ligadas à melhoria da qualidade de vida, sobretudo para as pessoas menos favorecidas do município.

“Prêmio Ruth de Souza”

O “Prêmio Ruth de Souza” é uma homenagem a primeira artista nascida no país a ser indicada ao prêmio de melhor atriz num festival internacional de cinema, por seu trabalho em Sinhá Moça, no Festival de Veneza de 1954. Ruth foi também a primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira. Realizou mais de cem trabalhos artísticos.  Ela faleceu com 98 anos, em julho deste ano.

Publicado em: 01/10/2019 16:40:15

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA