A situação do canil municipal não é nada favorável. Foi essa a constatação do vereador Breno Cortella (PT) ao visitar recentemente o local.
Acompanhado da colaboradora da Sapa - Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais de Araras, Antonia Bueno, ele foi recebido pelo chefe do setor, Adriano Romanelli, que além de apresentar as instalações ainda esclareceu pontos sobre o convênio entre a Sapa e a Prefeitura de Araras, que mantém o canil.
Atualmente, mais de 100 animais, entre cães e gatos, estão abrigados no local que, por determinação da Vigilância Sanitária, está impedido de realizar qualquer procedimento cirúrgico.
A castração dos animais é feita por clínicas particulares com os custos pagos pela Sapa. Neste caso os recursos são oriundos do convênio com o Poder Público Municipal. Mas o procedimento só é cumprido após o cadastro e seleção pela entidade.
“O ideal seria a construção de um novo canil, num local apropriado, com garantias de higiene, saúde e segurança para os animais e funcionários”, aponta Breno. "Infelizmente o atual canil não garante a saúde dos animais, que neste local ficam sujeitos a doenças e outros traumas".
O vereador também acredita que o convênio entre a Sapa e a Prefeitura seja revisto para que cada uma saiba exatamente seu papel e possa desenvolver um bom trabalho.
“Os animais merecem mais respeito e cuidados. São necessários, e urgente, novos investimentos e políticas de proteção aos animais em Araras”, conclui Breno.