Notícias

Notícias da Câmara



Bispo participa da próxima sessão ordinária

Convidado pelo presidente Nelson Dimas Brambilla (PT), o Bispo Diocesano de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, participa da próxima sessão ordinária da Câmara de Araras, marcada para esta segunda-feira, 16 de março, às 20 horas.
Dom Vilson deverá fazer uma apresentação sobre a Campanha da Fraternidade 2009, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Segurança Pública”, e lema “A Paz é fruto da Justiça”. Ele virá acompanhado do padre Pedro Leandro Ricardo, responsável pela Paróquia “São Francisco de Assis”, em Araras, e também coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade.
“Além de Dom Vilson ser a maior autoridade eclesial para a Igreja Católica em nossa região, o tema que ele irá abordar reflete uma preocupação de toda a sociedade. Gostaria que esse fosse apenas o primeiro passo para uma discussão mais ampla que futuramente se concretizasse em ações eficientes”, apresenta Brambilla.
A promoção da Campanha da Fraternidade, ultrapassados 40 anos desta prática, é uma promoção da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, convocando as comunidades de fé e congregando, em mutirão e cooperação, diferentes segmentos da sociedade brasileira em torno de uma questão da mais alta importância para a vida de todos.
Em um artigo, publicado recentemente no site da Diocese de Limeira, Dom Vilson escreve que “a Igreja pretende, pois, com esta Campanha, debater sobre a segurança pública com a finalidade de contribuir, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, fonte inesgotável de valores e princípios, para que a sociedade avance no compromisso e na promoção da cultura da paz. Uma cultura da paz fundamentada e comprometida com a justiça social. A Igreja, pois, com sua ação evangelizadora, adentra em questões complexas que estão configurando as feições da sociedade brasileira contemporânea”.
Ele lembra ainda que a população tem enfrentado injustiças e violências por todo lado no país. “A sociedade se torna cada vez mais um palco de inseguranças, gerando um sério comprometimento na convivência humana. É momento, portanto, de que toda a população brasileira dê a sua contribuição para que a paz e a justiça reinem em nosso país”, reflete.
 
A realidade
A falta de ações mais concretas contra a violência na sociedade e a ausência de políticas públicas voltadas para a prevenção tem aumentado os números da violência em todas as regiões do país. Na Diocese de Limeira, que abrange 16 municípios, segundo dados publicados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, os números são alarmantes.
Um índice de violência que não pára de crescer e chama a atenção de diferentes setores sociais.
Em 2008 foram registrados 68 homicídios dolosos - quando há a intenção de matar, 13.387 furtos, 3.439 roubos, 3.093 furtos de veículos e 1.474 roubos de veículos.
Já na Região Centro-Norte, cuja divisão da Diocese é formada pelas cidades de Araras, Leme e Santa Cruz da Conceição, foram registrados, no ano passado, 16 homicídios dolosos, 2.885 furtos, 528 roubos, 494 furtos de veículos e 89 roubos de veículos.
Visualize fotos




Publicado em: 13/03/2009 15:45:00

Publicado por: Imprensa