Notícias

Notícias da Câmara



Internauta reclama da falta de emprego em Araras

O nível de emprego na indústria paulista caiu pelo quinto mês consecutivo em fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (12) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No mês passado, foram fechadas 43 mil vagas, uma queda de 2,09% frente a janeiro.
O resultado é o pior para um mês de fevereiro desde 2006. Desde outubro de 2008, quando o nível de emprego começou a recuar na indústria paulista, já foram fechadas 236.500 vagas.
Os dados ajudam a afirmar o resultado da enquête que, durante os meses de janeiro e fevereiro, perguntou ao internauta, que visitou o site da Câmara Municipal de Araras, qual deveria ser a prioridade da administração pública para Araras em 2009.
Entre nove possibilidades de resposta a opção “emprego” liderou o ranking desde o início e encerrou a pesquisa com 29,6% dos votos. Na segunda colocação ficou a opção “saúde”, com 16,3%, seguida de “educação” e “cultura”, empatadas com 14,5% cada.
O presidente da Câmara, Nelson Dimas Brambilla (PT), não se mostrou surpreso com o resultado, mas temeroso caso não sejam adotadas políticas públicas para reverter a situação. “A curto prazo será uma realidade difícil de ser resolvida. A crise financeira internacional chegou ao Brasil e consequentemente em Araras. Vamos ainda, por um bom tempo, passar por grandes momentos de preocupação”, reflete ele.
Entre as medidas que ele acredita serem necessárias para reverter esse quadro está a qualificação da mão de obra. “A crise não é para sempre. Ela vai passar. E quando isso acontecer é ideal que o país esteja no caminho certo, com mão de obra qualificada, porque o mercado vai precisar”, argumenta.
Brambilla espera que Araras saia na frente e se transforme num pólo de formação de mão de obra tecnológica. Para que isso aconteça, o presidente aponta a necessidade de se firmar parcerias com o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e pleitear, junto ao Governo do Estado de São Paulo, a instalação de uma Fatec – Faculdade de Tecnologia, na cidade. Ele espera ainda que a Prefeitura formalize  com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, um aumento no número de vagas para atender mais adolescentes.
“Outra ferramenta que precisa ser melhor aproveitada é o Programa Municipal de Capacitação Profissional, conhecido como Cidade Verde. Estes trabalhadores precisam realmente participar de cursos profissionalizantes para que sejam absorvidos pelo mercado de trabalho”, completa Brambilla.
 
Futebol
            A nova enquête já está no ar. Desta vez o tema envolve o bom futebol que o União São João de Araras vem apresentando na série A-2 do Campeonato Paulista. Por isso, a pergunta: “O União São João vai conseguir o acesso para o Paulista 2010?”. O internauta tem até o final de abril para responder.
Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 13/03/2009 15:49:00

Publicado por: Imprensa