Vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Araras aderem ao ‘Novembro Azul’

Novembro é o mês dedicado a prevenção do câncer de prostata

A Câmara Municipal de Araras realiza neste mês de novembro algumas ações com o intuito de promover a conscientização e a sensibilização dos homens quanto ao diagnóstico precoce a respeito do câncer de próstata.

Vereadores e servidores tem utilizado neste mês de novembro o laço, que é o símbolo da campanha e a vestimenta na cor azul. Desde o último dia 1º de novembro, por determinação do presidente do Poder Legislativo de Araras, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE), a fachada da Câmara Municipal está iluminada na cor azul como forma de despertar no público masculino a importância da realização de exames preventivos, em especial o de próstata.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Um homem morre a cada 38 minutos no Brasil

De acordo com a Agência Brasil e a Sociedade Brasileira de urologia, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina.

Prevenção

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Publicado em: 05/11/2019 11:44:00

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA