Palestras sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico encerram atividades do Programa “Avança Araras”

A Câmara promoveu palestras de políticas públicas e soluções para a cidade de Araras até 2030
Visualize fotos

O Poder Legislativo de Araras encerrou nesta semana o ciclo de palestras do Programa de Planejamento e Desenvolvimento Participativo “Avança Araras”, de autoria do vereador Felipe Dezotti Beloto (PL), onde foram discutidas políticas públicas, boas práticas, inovações e soluções para a cidade de Araras para os próximos 12 anos voltadas para os temas: Cidadania, Planejamento Urbano, Governança, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

Amparado pela Resolução nº 16 de 18 de setembro de 2018, de autoria do vereador Felipe Beloto (PL), o programa foi executado na Câmara durante todo o mês de novembro, com encontros semanais, contando com palestras de especialistas em cada eixo trabalhado, com o objetivo de traçar metas e diretrizes para o desenvolvimento de Araras até 2030.

Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico foram os dois últimos temas de palestras debatidos no Plenário da Câmara Municipal de Araras, nesta semana. Na terça-feira (26), as palestrantes Eliana Cardoso Leite, Professora Doutora da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e a Perita em crimes ambientais, Advogada Lucélia Sartori, discorreram sobre Meio Ambiente, retratando as Florestas Urbanas e Cidades Sustentáveis.

Eliana descreveu estudos acadêmicos coordenados por ela sobre fragmentos de florestas – nativas ou plantadas – em áreas públicas de Sorocaba-SP e Ribeirão Preto-SP e destacou que a cidade de Araras também possui áreas verdes, as quais, precisam ser preservadas. “Principalmente porque as árvores sequestram carbono e combatem o aquecimento global. E também porque, quando integradas à zona urbana e bem utilizadas pela população, acrescentam qualidade de vida para as pessoas”, discursa.

Lucélia, por sua vez, lembrou a importância da cidade se planejar para aproveitar a tecnologia disponível em prol da sustentabilidade. E lembrou que um dos principais desafios dos municípios é em relação à destinação correta dos resíduos sólidos. “É importante que as cidades busquem recursos para projetos bem elaborados visando a sustentabilidade. Pois esses recursos existem. Lixo é um grande problema, mas tem tecnologia para transformá-lo em energia. Existem cidades com as quais trabalhamos, fazendo isso e, inclusive destinando a energia excedente produzida, por meio do lixo, para abastecimento de moradias de famílias carentes”, pondera.

Desenvolvimento Econômico

Na quarta-feira (27), no último dia de palestras do “Avança Araras”, o tema abordado foi Desenvolvimento Econômico. Palestraram o Economista ararense, Ricardo Buso e o Professor e Mestre, Sidnei de Caria Júnior, da FHO (Fundação Hermínio Ometto) Uniararas. O Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Instituição, Professor Fernando da Silva Pereira, também participou dos debates.

O Economista Ricardo Buso falou do “Papel do Município no Desenvolvimento Econômico Local”. “A conturbação, por exemplo, que é o fenômeno que faz com que uma cidade praticamente se junte com a outra, por conta da expansão de suas Zonas Urbanas, é uma tendência, e pode significar muitas oportunidades. A localização estratégica de Araras também pode ser muito melhor aproveitada. E o município precisa conhecer sua vocação econômica e desmistificar um pouco a ideia de que só grandes indústrias são potenciais geradoras de empregos e crescimento econômico. O setor de serviços também é promissor”, disse.

Sidnei de Caria Júnior ressaltou, em sua palestra sobre “Determinantes do Desenvolvimento Socioeconômico”, destacou a importância do município intensificar parcerias com as Universidades, para alavancar as atividades econômicas. “Esses centros de produção de conhecimento podem ajudar as empresas a se desenvolverem. É papel da Universidade ajudar no desenvolvimento da comunidade onde ela está inserida”, argumenta. “A cidade também precisa pensar na produção de dados locais. Olhar para seus registros e produzir um banco de dados que ajude na tomada de decisões visando o crescimento econômico com desenvolvimento”, afirma.

O professor Fernando enfatizou a importância de programas como o “Avança Araras”. “São oportunidades de participação democrática na discussão e na busca de soluções para a coletividade”, disse.

Participação jovem

Durante o cinco de palestras, a Câmara Municipal de Araras recebeu lideranças, gestores, cidadãos e principalmente, jovens estudantes, em especial da ETEC - Escola Técnica Prefeito Alberto Feres - e da AEHDA (Associação de Educação do Homem do Amanhã).

O vereador Felipe Beloto classificou com um sucesso a execução do Programa “Avança Araras”. “Eu costumo dizer que para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve. E Araras não pode ficar só na solução dos problemas rotineiros, do dia a dia. A gente sabe que na gestão pública os desafios diários são imensos e é difícil parar um pouco para planejar em médio e longo prazos. E foi isso que fizemos aqui, com pessoas técnicas, altamente capazes. Agora, vamos produzir um documento com as propostas elencadas nos nossos encontros e entregar esse documento ao Poder Executivo, como contribuição para o planejamento estratégico de Araras. Foi muito gratificante e acho que a Câmara, com isso, dá sua colaboração para um futuro mais sustentável de nossa cidade”, finaliza.

Todas as palestras do “Avança Araras” foram transmitidas ao vivo pela TV Câmara, no canal 4 da NET, no site, Facebook e Youtube da Câmara Municipal, onde os vídeos estão disponíveis para visualização na íntegra.

 




Publicado em: 28/11/2019 14:41:29

Publicado por: Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA