Câmara Municipal de Araras está iluminada de roxo no mês de conscientização sobre a hanseníase

Por solicitação do Presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE), a fachada da Câmara Municipal de Araras estará iluminada na cor roxa no período noturno até o fim de janeiro, mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase, doença infecciosa crônica.

Para Jacovetti, este tipo de ação é importante para alertar a população quanto a importância da prevenção. “Isso é uma forma de despertar na municipalidade, a importância da realização de exames, do diagnóstico rápido e do tratamento adequado”, explica o Presidente.

O Dia Mundial da Luta contra a Hanseníase é celebrado sempre no último domingo de janeiro, neste ano será no dia 25, domingo próximo.

A Prefeitura Municipal promove neste mês de janeiro ações educativas, palestras em diferentes locais da cidade e busca ativa de possíveis casos da doença com o slogan “Todos Juntos no Combate à Hanseníase”.

Além da Câmara Municipal, as Unidades de Saúde também têm adotado a iluminação na cor roxa, tem afixado cartazes, realizando panfletagem e distribuição de material educativo à população.

O que é a Hanseníase?

A Hanseníase, antes conhecida como lepra, é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen.

A doença tem cura e o tratamento é gratuito em todo o Brasil, com duração média de 6 a 12 meses. A Hanseníase atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, podendo causar deformidades físicas que podem ser evitadas com diagnóstico e tratamento precoces. A transmissão é por meio das vias respiratória: tosse ou espirro.

Manifesta-se, geralmente, com aparecimento de uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo; com diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, dificuldades para segurar objetos (sintomas iniciais).

Outros sinais da infestação, considerados tardios, são caroços e inchaços no corpo – em alguns casos avermelhados e doloridos -, engrossamento do nervo que passa no cotovelo, dor e “sensação de choque”, fisgadas e “agulhadas” ao longo dos nervos dos braço, pernas e pés.

Publicado em: 20/01/2020 11:10:36

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA