Semana Municipal de Conscientização e Apoio sobre a doença de Parkinson é instituída em Araras

A proposta aprovada na 9ª sessão extraordinária é de autoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB)
Visualize fotos

A proposta aprovada na 9ª sessão extraordinária, realizada na última segunda-feira (6), é de autoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB). A Semana Municipal de Conscientização e Apoio sobre a doença de Parkinson será realizada anualmente entre os dias 04 e 11 de abril.

De acordo com o projeto de lei aprovado, o objetivo é esclarecer a população quanto à importância da identificação prematuramente dos sintomas e sinais da doença de Parkinson, tanto pelos profissionais da área da saúde quanto pelos leigos, bem como esclarecer ao grande público sobre os problemas relacionados à doença, buscando a conquista de apoio de toda a sociedade às iniciativas que visam melhorar as condições de vida das pessoas com a doença, a fim de que cada vez mais se tenha um diagnóstico precoce.

Fica o Executivo Municipal autorizado a realizar na semana dos dias 4 e 11 de abril inúmeras ações de conscientização e apoio sobre a doença de Parkinson em Araras com a finalidade de promover a integração daqueles portadores da doença em todos os níveis sociais, esclarecer a comunidade quanto às peculiaridades da doença, limitações, necessidades, bem como os tratamentos adequados e necessidade de apoio familiar daqueles que a manifestam, promover campanhas educativas, realizar seminário, encontros e atividades visando a troca de experiências e informações entre familiares e demais envolvidos com pessoas portadoras da doença e promover o intercâmbio de informações com a comunidade, visando soluções efetivas para as dificuldades encontradas pelas pessoas portadoras do Parkinson.

A doença de Parkinson é progressiva e afeta o sistema neurológico, principalmente o cérebro. Este é um dos principais e mais comuns distúrbios nervosos da terceira idade e é caracterizado, principalmente, por prejudicar a coordenação motora e provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar.

 

 

 




Publicado em: 08/04/2020 16:23:58

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CM