A Câmara Municipal de Araras inicia nesta semana os preparativos para a realização da primeira Conferência sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araras, prevista para o segundo semestre. Os objetivos são a definição da Agenda 21, criação do Código Ambiental de Araras e a obtenção do selo Município Verde.
O evento contará com a participação de instituições de ensino superior e técnico, além de órgãos e organizações ligados ao meio ambiente. Representantes destas instituições formarão uma comissão, que ficará responsável pela organização da conferência.
Serão convidados especialistas com reconhecimento nas áreas de energia renovável, recursos hídricos, resíduos sólidos, saneamento, arborização urbana e mata ciliar, agroecologia e econegócios, além de pesquisa e legislação ambiental. A primeira reunião de trabalho sobre o assunto acontecerá na próxima sexta-feira, dia 15 de maio, às 9 horas, na sala da Presidência da Câmara.
O presidente da Câmara, Nelson Dimas Brambilla (PT), irá expor neste encontro as diretrizes do trabalho. Segundo ele, esta é a primeira iniciativa institucional efetiva do Legislativo em relação ao meio ambiente. Por conta disso, ele espera contar com o apoio de todos os vereadores, pois eles serão convidados a participar das mesas redondas, grupos de discussão e de trabalho durante toda a conferência.
Sua expectativa em relação ao evento é extrair tanto as ideias, como o cronograma com as propostas de trabalho para implementação de ações efetivas de preservação do meio ambiente no município. “Sei que o trabalho não está começando e nem termina com esta conferência, mas é o primeiro passo que o Legislativo está dando para enfrentar os problemas ambientais e buscar alternativas de desenvolvimento sustentável para a nossa cidade”, comenta Brambilla.
Entre as entidades e instituições parceiras na organização da conferência destacam-se a Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CBH – Mogi – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, Uniararas – Centro Universitário da Fundação “Hermínio Ometto”, Unar – Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”, Escola Técnica Estadual “Prefeito Alberto Feres”, APPA – Associação de Preservação e Proteção Ambiental, AJA – Associação Jequitibá de Agroecologia, Prefeitura de Araras, Saema – Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar Florestal.
Considerando a complexidade do tema e os objetivos da conferência, Brambilla espera contar também com o apoio da iniciativa privada na realização deste evento. “Vamos captar recursos para a conferência, pensando que este pode ser o melhor investimento para garantir a sustentabilidade em nosso município”, comenta.