Um auditor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo estive durante toda esta semana realizando a fiscalização anual dos gastos da Câmara de Araras, referente ao exercício 2008. Com documentos fornecidos pelo Departamento de Serviços Financeiros do Legislativo, ele teve acesso aos processos que envolveram uso do dinheiro público e que servem para custear as atividades da Câmara.
Uma boa parte desses dados é enviada mensalmente ao Tribunal de Contas, tratando-se a visita de um processo técnico de comprovação dos dados. Com as informações em mãos, a missão do auditor é redigir um relatório e encaminhar ao Tribunal Pleno que deve julgar as contas.
Na visita também consta uma análise da declaração de bens de cada um dos 11 vereadores da Câmara de Araras, não devendo ter alteração em relação (no caso dos reeleitos) ao documento apresentado no ano anterior, e caso tenha, essa mudança deve ser justificada. Além da Câmara, contas de autarquias e da Prefeitura também são analisadas.
O presidente Nelson Dimas Brambilla (PT), acompanhou este trabalho e ressalta a importância desse olhar fiscalizador e a posterior divulgação dos dados. “Temos uma preocupação muito grande com o trabalho feito pela Casa. Não temos despesas exorbitantes e procuramos sempre economizar. E mesmo nessa economia é preciso agir com responsabilidade”.