Notícias

Notícias da Câmara



Brambilla participa de Conferência pela Igualdade Racial

No bojo dos movimentos contra a discriminação em todo o País, a Câmara Municipal de Araras sediou, no último domingo (24), a Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial. O presidente do Legislativo, Nelson Dimas Brambilla (PT) participou do encontro que reuniu integrantes do Conselho Municipal da Comunidade Negra, professores, além de representantes do governo municipal, da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania e de organizações não governamentais.
Durante a conferência, os movimentos pela igualdade foram discutidos em relação a temas como a educação, a saúde, o trabalho e a geração de renda, passando também por abordagens sobre o esporte, a cultura, a comunicação e a cidadania. Na ocasião, Brambilla teve uma de suas sugestões elencadas pela conferência. Ele defendeu a criação de uma coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, sem que se perca de vista a instituição de uma Sepir - Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
“Por mais que se negue, o preconceito existe, não apenas em relação à raça, mas também no que se refere à condição social das pessoas. Por isso, programas e ações de combate a desigualdade e a ampliação das oportunidades, como o Prouni, o Bolsa Família e outros já desenvolvidos pelo Governo Federal, devem ser estimulados também no município”, diz Brambilla.
O presidente do Legislativo reafirmou sua posição em relação aos movimentos sociais, dizendo que durante sua gestão a Câmara Municipal estará aberta aos conselhos, as associações, enfim, a todas as entidades e organizações que pretendam promover a cidadania e trabalhar pelas transformações que a sociedade necessita. “Desejo que os movimentos consigam deliberar sobre medidas efetivas e não apenas sobre símbolos afirmativos. Nós precisamos ficar atentos às possibilidades de reparações em relação aos negros e isto começa com a legitimação do Conselho da Comunidade Negra, que está sendo reestruturado. Também se faz a partir de políticas públicas que visem a igualdade e a efetiva promoção dos Direitos Constitucionais e Humanos”.
Vários segmentos foram representados durante a Conferência, destacando-se a participação da presidente do Conselho da Comunidade Negra, Neuza Maria; do Secretário Municipal de Ação Cultural e Cidadania, Fábio Cressoni; do professor e representante do movimento na Associação Terra Boa da comunidade Ylê Axé de Insã, Élvio Motta; do presidente da Associação dos Moradores do José Ometto, Luiz Carlos Ferreira dos Santos; do representante do Movimento Hip Hop, Luciano Borges; da coordenadora do Futura Music, Ione Arruda e integrantes do coral do projeto.
Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 25/05/2009 19:13:00

Publicado por: Imprensa