Como um dos precursores de transformar Araras em um pólo de conhecimento sobre a dislexia, o vereador Léo Gurnhak (PT) participou do II Simpósio sobre Dislexia que aconteceu no último final de semana, na cidade de Santa Bárbara D’Oeste.
O evento, organizado por Débora Regina Piovezan - uma das poucas especialistas em dislexia na região, contou com a presença de diversas autoridades e profissionais relacionados com a dislexia, como psicopedagogas, fonoaudiólogas, professores e pessoas ligadas à área da saúde, entre outros que se dedicam no tratamento de alunos com o distúrbio de aprendizagem.
O vereador foi convidado a relatar, como legislador, seu envolvimento com políticas que beneficiam os alunos com dislexia. Em sua fala, Léo demonstrou aos convidados que é necessário que mais cidades apresentem também leis, como a que ele apresentou em Araras, onde possibilite ao portador de dislexia o apoio para amenizar os problemas emocionais e garanta, enquanto aluno diagnosticado como disléxico, estratégias diferenciadas no ensino.
“É importante darmos suporte para nossos alunos que tenham dislexia. Como educador, sei o quão sofrível é para o aluno não conseguir acompanhar os demais em sala de aula. A lei vem para adequar a situação e mostrar que o aluno pode ter sua vida escolar normal,” relatou o vereador.
O projeto de lei do vereador está em tramitação na Câmara Municipal e deverá ser votado nas próximas semanas.
Entenda a Dislexia
Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.