O vereador presidente da Câmara de Lençóis Paulista, Ismael de Assis Carlos (PSDB) – também conhecido como Formigão, participou nesta terça-feira (2) da terceira sessão ordinária da Câmara Jovem de Araras.
A visita teve o propósito de conhecer os moldes do programa desenvolvido na cidade. Segundo Formigão, nos próximos dias 23 e 24 de junho, as escolas de Lençóis Paulista realizarão eleições onde serão escolhidos os dez vereadores jovens do município. “E na noite de 29 de junho teremos a posse, com mandato por um ano”, apresentou ele.
Diferente de Araras, onde o projeto envolve estudantes do Ensino Médio, em Lençóis os participantes serão tirados dos dois últimos anos do Ensino Fundamental. Além disso, as sessões serão a cada dois meses, e não mensais, conforme a realidade local.
“Estamos apostando muito nessa juventude. Percebemos que o interesse dos estudantes pela política é muito grande”, opina o vereador que veio para Araras acompanhado de assessores, funcionários da Câmara de Lençóis Paulista e estagiários.
No plenário da Câmara os visitantes acompanharam, na íntegra, a sessão comandada pela estudante Noelle Brandino, presidente da Câmara Jovem de Araras.
Na primeira parte da sessão os vereadores jovens entregaram moções de congratulações. Michael Emerson dos Santos, secretário da mesa diretora, homenageou José Escobar Ribeiro, pelo trabalho realizado na Escola Estadual “Prof. Vicente Ferreira dos Santos”, também Ercília Bortolin Andreatto e Silvia Dionísio Ribeiro, ambas pelo mesmo motivo.
Já a presidente Noelle entregou moção de congratulações ao professor Valdemar da Silva, da Escola Estadual “Profª Judith Ferrão Legaspe”, e ao Tiro de Guerra de Araras, pelo trabalho social desenvolvido.
Durante a Palavra Livre – momento de manifestação dos vereadores jovens, o vereador Caio César Pedron falou da necessidade de adequações no cruzamento entre as ruas Joaquim Leite de Castro e Ângelo Carminatti, no Jardim dos Ipês. Durante essa apresentação, Caio utilizou fotos, projetadas no sistema multimídia do plenário, exemplificando com um recente acidente envolvendo um ônibus e que ocasionou a morte de um jovem. O assunto gerou uma indicação que será encaminhada para a Prefeitura.
A presidente Noelle defendeu reparos no calçamento da Escola Estadual “Profª Judith Ferrão Legaspe” e Marcelo Arcerito, vice-presidente da Câmara Jovem, apresentou a resposta a um ofício encaminhado à Secretaria Municipal de Esportes, onde questionou a realização do Jema – Jogos Estudantis do Município de Araras. Segundo Marcelo, o secretário Douglas Marcucci, explicou que a atividade será desenvolvida no segundo semestre, com novo nome e reestruturada.
A sessão contou ainda com a presença do professor Carlos Alberto Dalla Costa Filho, funcionário do Saema – Serviço Municipal de Água, Esgoto e Meio Ambiente. Ele apresentou a programação da Semana do Meio Ambiente e convidou os presentes a prestigiarem os eventos.
A próxima sessão ordinária da Câmara Jovem está marcada para o dia 7 de julho, às 15 horas.