O presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Nelson Dimas Brambilla (PT), assinou no começo da tarde desta sexta-feira (5), o contrato com a rádio Araras FM para que seja feita a transmissão ao vivo, na íntegra, das sessões ordinárias do Legislativo.
A emissora venceu o processo licitatório iniciado no começo do mês de fevereiro. Além da vencedora, a Rádio Clube Ararense AM também demonstrou interesse. Porém, por força de lei, a segunda interessada seria desclassificada pelo fato de um de seus sócios, Marcelo Franchozza, atuar como secretário municipal de Comunicação Social e Institucional na Prefeitura de Araras.
A proibição está destacada no artigo 101 da Lei Orgânica do Município: “O prefeito, o vice-prefeito, os vereadores, os secretários, os presidentes de autarquia e empresas públicas, bem como as pessoas a elas ligadas por matrimônio ou parentesco, afim ou consangüíneo, até o segundo grau, ou por adoção, não poderão contratar com o município, subsistindo a proibição até seis meses após findas as respectivas funções”.
Mesmo com a Clube Ararense recorrendo à justiça para garantir a participação, o entendimento foi para que fosse cumprida a Lei Orgânica. Desta forma, pela primeira vez, as sessões da Câmara serão transmitidas por uma emissora FM. Até então, apenas rádios AM haviam firmado contrato com o Poder Legislativo local.
“Esse é um serviço essencial que estamos oferecendo para a população. É fundamental que o povo conheça os nossos atos e assim participem das decisões políticas da nossa cidade”, defendeu Brambilla diante do padre Benedito Tadeu Rosa, presidente da Fundação Educativa e Cultural do Sistema de Radiodifusão “Cidade das Árvores”, mantenedora da Rádio Araras FM.
Pelo contrato, conforme proposta apresentada e legitimada pela Comissão de Licitação, a Araras FM irá receber R$ 799,00 por sessão transmitida, pelo prazo de 12 meses consecutivos à assinatura do contrato.
Já na próxima segunda-feira (8) será feito um teste de transmissão utilizando-se o sistema via internet. Oficialmente os trabalhos iniciam-se na semana seguinte com chamadas e outras inserções artísticas preparadas pela Assessoria de Imprensa e Cerimonial da Câmara.
Além da transmissão internet, a rádio entrou com pedido na Embratel para a instalação de uma Linha Privada, tecnicamente chamada de LP. “Isso vai nos garantir segurança na transmissão. Teremos dois sistemas de acompanhamento. E para completar, além da sintonia pelo rádio, será possível acompanhar, também ao vivo, pelo site da nossa rádio”, explicou padre Tadeu.
A Araras FM é sintonizada em 107,7 e acessada, via internet, pelo endereço www.ararasfm.com.br.
A contratada
A Fundação Educativa e Cultural do Sistema de Radiodifusão “Cidade das Árvores” surgiu da iniciativa de alguns padres da cidade de Araras, nos anos de 2001, e compartilhado por pessoas da comunidade que os apoiaram, pois, acreditavam que uma Fundação de caráter educativo e evangelizador, poderia contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e esclarecida e de um cidadão mais consciente.
Sendo a cidade de Araras uma cidade com forte tradição no campo da comunicação radiofônica surgiu através da Fundação Educativa e Cultural do Sistema de Radiodifusão “Cidade das Árvores” a Rádio Araras FM 107,7 que foi outorgada pelo governo federal sendo um serviço de radiodifusão denominado Serviço de Tecnologias Educacionais.
A emissora iniciou oficialmente suas transmissões no dia 30 de novembro de 2003 com a implantação de equipamentos de alta tecnologia e informatização.