Governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores aderiram à nova ferramenta de comunicação: o Twitter. E neste time está o vereador de Araras, Breno Cortella (PT).
Nesta semana o site do Estadão divulgou uma relação de políticos nacionais que usam a nova ferramenta. O Twitter é uma rede social que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets", através da própria web ou por sms – mensagem por celular.
As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica.
A estimativa do número de usuários varia, pois a empresa não informa o número de contas ativas. Em novembro de 2008, Jeremiah Owyang estimou que o Twitter tenha de 4 a 5 milhões de usuários. Em maio de 2009, um estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários.
Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo. No caso dos políticos é comum que assessores sejam os responsáveis pelas atualizações, o que não acontece com o vereador Breno que, em função disso, declara ter postado apenas 27 mensagens desde o dia 29 de maio, quando iniciou a conta no Twitter.
“Desde esse dia eu sigo 71 pessoas e tenho 45 seguidores. É uma boa ferramenta de comunicação. Divulgo, principalmente, atividades que estou participando, resumo da sessão, resultado de ações e projetos. Também é bom para manter comunicação com outras pessoas, deputados, partidos e agências de informações”, declarou Breno.
Apesar de estar no Twitter, o vereador ainda mantém um site (www.brenocortella.com.br), atualizado constantemente, e uma relação de e-mails para quem envia informações de seu mandato. “O twitter é mais fácil e dinâmico do que divulgar as informações pelo site ou por e-mail, mas continuamos com essas outras ferramentas modernas também. Se é pra somar, vamos usar o que a tecnologia nos oferece”, completa Breno.
Para encontrar o Twitter do vereador, basta acessar: www.twitter.com/BrenoCortella.