Em sua primeira agenda fora da cidade, a atual Mesa Diretora da Câmara Jovem de Araras, composta pelos estudantes Noelle Brandino (presidente), Marcelo Arcerito (vice-presidente) e Michael dos Santos (secretário), esteve nesta segunda-feira (29) na cidade de Lençóis Paulista, onde participou da sessão solene de diplomação e posse da Câmara Jovem da cidade.
O jornalista e diretor administrativo-financeiro da Câmara de Araras, Vanderlei Basílio do Nascimento, acompanhou os vereadores jovens e representou o presidente Nelson Dimas Brambilla (PT), que não pode comparecer em função da sessão ordinária.
A sessão de posse teve início às 19h30 e foi transmitida pela internet. A presidente de Araras, Noelle Brandino, compôs a mesa diretora da noite e teve a possibilidade de discursar.
Ao ser anunciada pelo presidente do legislativo de Lençóis Paulista, Ismael de Assis Carlos (PSDB), conhecido como Formigão, ela ouviu que o projeto de Araras serviu de inspiração para a formação da CJ de Lençóis.
Noelle ressaltou as transformações que a Câmara Jovem, em oito anos, realizou na forma que o estudante vê a política. “Hoje a conscientização é muito maior e sabemos de nosso papel nas decisões da nossa cidade e do país”. Ela ainda ressaltou o Pacto pela Juventude, que depende de políticos e da sociedade.
Palavras que foram elogiadas pelos políticos de Lençóis Paulista que estavam presentes, como vereadores e a prefeita da cidade, Izabel Lorenzetti (PSDB): “Chamar o jovem para um projeto assim é apostar no potencial deles e na educação como uma forma de melhorar e transformar o mundo. Todos saem ganhando com isso”.
Marcelo Arcerito, vice-presidente da Câmara Jovem de Araras, desejou aos novos vereadores jovens que façam a diferença dentro do Legislativo. “Que vocês realizem um bom trabalho e tenham muita garra. Saibam superar os obstáculos e não se esqueçam nunca de visar sempre o bem desta cidade”.
A Câmara Jovem de Lençóis Paulista é composta por 10 vereadores. Diferente de Araras, onde o projeto envolve estudantes do Ensino Médio, em Lençóis os participantes foram escolhidos dos dois últimos anos do Ensino Fundamental. Além disso, as sessões serão a cada dois meses, e não mensais, conforme a realidade local.
Após o encerramento da sessão de posse, a mesa diretora de Araras recebeu os cumprimentos de todos os vereadores municipais de Lençóis Paulista, que os parabenizaram pelo trabalho que já desenvolvem.