Os vereadores presentes na 39ª sessão ordinária da última segunda-feira, dia 31 de outubro, aprovaram de forma unânime o Projeto de Lei do Executivo Municipal que institui no município o “Programa Primeiro Emprego em Araras”.
De autoria do Prefeito Municipal, Pedro Eliseu Filho, o projeto prevê a celebração de convênios entre a Prefeitura e empresas da cidade com o objetivo de estimular a contratação de jovens com idade mínima de 16 anos residentes em Araras há pelo menos três anos, comprovadamente e que nunca tiveram um contrato de trabalho registrado em Carteira de Trabalho e Previdência Social.
O jovem receberá o pagamento de um salário-mínimo paulista pelo prazo de 90 dias e mais os benefícios como: vale-transporte, seguro de vida e qualificação profissional. Após este período de experiência, as empresas ficarão responsáveis pela contratação dos bolsistas. A previsão é que 1.200 pessoas participem do programa ao longo do ano de 2023 e um total de 2.400 jovens até o final de 2024.
Para participar do programa, o jovem terá que ter frequência em cursos de qualificações profissionalizantes, cuja presença será obrigatória durante a semana. Será permitida a participação de uma pessoa apenas por núcleo familiar.
O programa deverá ter início em janeiro de 2023 e a forma de inscrição deverá ser divulgada em breve, por meio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica na Rua Barão de Arary, nº 540, no Centro de Araras.
Publicado em: 01/11/2022 17:20:05
Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA