Notícias

Notícias da Câmara



Brambilla assume novamente a Prefeitura de Araras

O presidente da Câmara Municipal de Araras, Nelson Dimas Brambilla (PT), assumiu novamente, de forma interina, a Prefeitura da cidade. O Ato de Posse aconteceu pouco depois das 12 horas desta quarta-feira (8), no plenário da Câmara, em cumprimento à notificação encaminhada pelo juiz eleitoral, Daniel Serpentino. Ontem, o então presidente Brambilla protocolou, no Cartório Eleitoral, ofício encaminhado ao juiz, comunicando o cumprimento da decisão.
A notificação da Justiça Eleitoral, assinada pelo juiz Daniel Serpentino, foi protocolada no final da tarde da última segunda-feira. O documento determina que o presidente do Legislativo assuma o cargo de prefeito até que, por determinação do TRE – Tribunal Regional Eleitoral, seja realizada nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Araras.
O Ato de Posse foi presidido pelo vice-presidente da Câmara, Derci Tófolo (DEM) e secretariado pelo suplente de secretário, Erinson Mercatelli (PSB).
Durante a curta cerimônia, acompanhada por poucas pessoas no plenário, Brambilla cumpriu todos os trâmites legais. Fez o juramento, assinou o termo de posse, ouviu a leitura do documento e foi declarado empossado, interinamente, no cargo de prefeito de Araras.
Ao discursar, usou da mesma serenidade adotada no dia 19 de maio deste ano, quando, também por determinação judicial, assumiu o cargo de prefeito. Na ocasião, foram dois dias no exercício do mandato até a chegada da liminar que garantiu a Pedro Eliseu Filho (DEM) retornar ao cargo de prefeito.
Com Brambilla respondendo interinamente pela Prefeitura de Araras, a Câmara terá como presidente, também interino, o atual vice-presidente, vereador Derci Tófolo (DEM). Carlos Jacovetti assume a vice-presidência da Casa e Erinson Mercatelli (PSB), a secretaria da mesa diretora.
 
Discurso
Confira, na íntegra, o discurso proferido por Brambilla durante o ato de posse:
“Em cumprimento à decisão judicial, deferida pelo juiz eleitoral Daniel Serpentino, da Comarca de Araras (que nos oficiou na segunda-feira, à tarde, ordenando que assumíssemos interina e imediatamente o cargo de prefeito), novamente tomo posse hoje.
Como cidadão comprometido com as normas da nossa sociedade e chefe do Legislativo Municipal (e em respeito às esferas judiciais que me impõem este dever), não poderia faltar com a responsabilidade que este momento exige.
Tenho como princípio o respeito ao resultado apresentado pelas urnas, compreendendo que a atitude do prefeito Pedro Eliseu Filho deva ser realmente de defesa do seu mandato. Entendo que lhe cabe buscar nas estâncias superiores da Justiça o direito de reassumir o seu cargo para poder, enfim, governar Araras, com o empenho que ele deseja e a cidade merece.
A mim, finalmente, cabe cumprir as determinações judiciais. E faço isto, embasado no artigo 57 da Loma – Lei Orgânica do Município que diz: ‘Em caso de impedimento do Prefeito e do Vice-Prefeito ou vacância no cargo, assumirá a administração municipal o Presidente da Câmara.
Parágrafo único - O Presidente da Câmara, recusando-se por qualquer motivo a assumir o cargo de prefeito, renunciará incontinente à sua função de dirigente do legislativo ensejando, assim, a eleição de outro membro para ocupar, como Presidente da Câmara, a chefia do poder Executivo’.
Portanto, mais uma vez conclamo a população, tranqüilizando-a, ao afirmar que ninguém está aqui tomando uma atitude intempestiva, impensada e muito menos pessoal. Estamos sim cumprindo o que determina a Justiça. É um momento delicado com o qual nos deparamos novamente e que requer muita tranqüilidade, equilíbrio e bom-senso de todos, não apenas de minha parte, mas de toda a nossa população, de todos os cidadãos e cidadãs que visem a ordem e o bem-estar em nossa cidade.”
Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 08/07/2009 13:37:00

Publicado por: Imprensa