Notícias

Notícias da Câmara



Gripe A: Câmara adota medidas preventivas

O aumento dos casos de gripe A H1N1 no estado e no país levou a Câmara Municipal de Araras a adotar medidas preventivas. As ações envolvem hábitos dos funcionários e das pessoas que frequentam a Casa em busca do contato com algum vereador ou outros serviços.
“É apenas uma prevenção. Não queremos preocupar a população. Apenas seguimos um protocolo de orientações da Secretaria Municipal de Saúde. A Câmara é um espaço público que acolhe centenas de pessoas diariamente, entre funcionários e munícipes, todos sujeitos à nova gripe”, disse o vereador Derci Tófolo (DEM), presidente em exercício do Legislativo.
Derci solicitou fixação de informativos nos banheiros com orientações adequadas sobre a higienização das mãos. “São dicas simples que podem inibir a principal forma de transmissão da gripe. Os especialistas já disseram que o maior cuidado deve ser com as mãos”, completou o presidente.
As informações sobre a limpeza das mãos acompanham também orientações sobre sintomas e outras formas de evitar o contágio. Um dos avisos pede que seja evitado o aperto de mão e o beijo ao cumprimentar uma pessoa.
Todas as salas também receberam um frasco com álcool em gel – produto eficiente para destruir os vírus e bactérias. A orientação é para que os funcionários limpem mesas, telefones e outros objetos, além das mãos, de forma constante.
Para a sessão ordinária de segunda-feira os cuidados se estenderão ao público que prestigia os trabalhos. “Todos serão convidados a higienizar as mãos com álcool em gel. Mas de nada adianta se uma pessoa com sintomas da doença comparecer na sessão. Pedimos então que se limitem a acompanhar a atuação dos vereadores pelo rádio, até que a saúde seja restabelecida. Essa orientação é da própria Secretaria de Saúde”, acrescentou Derci.
 
Gripe A
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A (H1N1). Apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter anunciado uma pandemia do vírus, autoridades afirmam que a nova gripe tem baixa letalidade e, assim como a gripe comum, as mortes são geralmente associadas a outras doenças ou a fragilidades da pessoa infectada.
A doença recebeu o nome popular de gripe suína porque testes laboratoriais apontaram, inicialmente, que muitos genes da nova gripe eram semelhantes aos dos vírus que afetavam porcos na América do Norte. Porém, segundo a OMS, a origem do vírus é desconhecida.
O vírus é transmitido de pessoa para pessoa. Como em uma gripe comum, o contágio ocorre por meio do espirro, da tosse ou após o contato com a secreção respiratória de uma pessoa infectada.
Apesar do nome popular da doença, não há evidências de que a gripe suína pode ser contraída após a ingestão de carne de porco. Veja como prevenir o contágio do vírus A (H1N1):
  • Lavar as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz.
  • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
  • Usar lenço de papel descartável.
  • Ao tossir ou espirrar, proteger com lenços a boca e nariz.
  • Orientar as pessoas infectadas que evitem sair de casa quando estiverem em período de transmissão (até cinco dias após o início dos sintomas).
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante também que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.
  • Restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação.
  • Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.
Os principais sintomas da gripe suína são: febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, cansaço, fadiga, tosse, diarréia e vômito.
Visualize fotos




Publicado em: 31/07/2009 14:37:00

Publicado por: Imprensa