A instituição da Semana do Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo no município de Araras, iniciativa do vereador Rodrigo Soares (PSDB), foi aprovada por unanimidade na 17ª sessão ordinária da Câmara, realizada na última segunda-feira (29).
De acordo com o projeto de lei, as ações serão realizadas anualmente na última semana do mês de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre o nanismo e incentivar a luta contra o preconceito. A data foi escolhida devido ao Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo, celebrado em 25 de outubro, conforme Lei nº 13.472/2017.
O nanismo é classificado como deficiência física, decorrente de condições genéticas, caracterizando-se pela baixa estatura se comparada com a média da população de mesma idade e sexo. Essa condição, no Brasil, é reconhecida como deficiência física desde 2004.
“O objetivo é conscientizar a sociedade para relações mais equânimes, oportunidades de trabalho com dignidade e construção de políticas públicas que assegurem a acessibilidade e autonomia dessas pessoas. Serão realizadas diversas atividades, inclusive junto às escolas municipais, abrangendo não apenas os alunos, mas também os pais e toda a população”, afirmou o vereador Rodrigo.
O vídeo da 17ª sessão ordinária na íntegra está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara.
Publicado em: 31/05/2023 10:48:57
Publicado por: Rafael Siviero - Diretoria de Comunicação da CMA