O ararense Francisco Graziano Neto, secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, será o responsável pela palestra de abertura da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Evento que acontece de quinta (17) a sábado (19) na Unar – Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”, em Araras.
Xico Graziano é engenheiro agrônomo, mestre em Economia Rural e doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Foi presidente do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, em 1995, no governo Fernando Henrique Cardoso; e Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, entre os anos de 1996 a 1998, na gestão Mário Covas. Participou, em 1983, no governo Franco Montoro, da equipe que, coordenada por José Pedro Costa, organizou o Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), órgão que mais tarde daria origem à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Durante a palestra, com duração aproximada de uma hora, Xico irá falar sobre a municipalização da gestão ambiental. Na sequência, uma mesa de debates será formada com os temas plano de bacias e o meio ambiente relacionado ao plano diretor.
No segundo dia do evento (18), a responsabilidade da plenária inicial será de Vicente Andreu Guillo, secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente. A seguir, também no formato de mesa de debates, serão abordadas as ações do Poder Público para a solução do aterro sanitário municipal, o compromisso das indústrias no tratamento de resíduos e a agricultura sustentável.
Grupos de Trabalhos
Entre os objetivos da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade está a definição da Agenda 21, criação do Código Ambiental de Araras e a obtenção do selo Município Verde.
Estes assuntos serão debatidos em oito grupos de trabalhos, divididos nas duas tardes do evento. Cada participante tem a opção de escolher um tema por dia e assim ajudar a debater, com especialistas, as temáticas e também colaborar da formatação do texto final com orientações para serem praticadas no município.
Para o primeiro dia (17) estão disponíveis as opções construção ecossustentável; recursos hídricos (mananciais); gerenciamento de resíduos e efluentes e ainda cobertura florestal. Para a sexta-feira (18) as opções são educação ambiental; diagnóstico ambiental; gestão ambiental rural e gestão ambiental urbana.
Inscrições
Nesta semana ainda é possível inscrever-se, gratuitamente, para participar da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O formulário de participação está disponível no site da Câmara de Araras. Basta acessar a home-page pelo endereço www.camara-araras.sp.gov.br e clicar na imagem principal do site.
O internauta receberá então todas as informações necessárias sobre o evento. Esse conteúdo está disposto em uma árvore, símbolo da conferência. Ao passar o mouse pelas folhas das árvores – ilustradas com imagens reais de Araras, o internauta poderá escolher entre as opções objetivos, parceiros, notícias, legislação, apoio e programação. Ainda existe um espaço para dúvidas com o fale conosco e em destaque a opção para inscrições, onde é necessário informar dados pessoais, iniciando pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) e terminando com a escolha de dois grupos temáticos, para participação nas duas primeiras tardes do evento.
A Conferência
A 1ª Conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araras terá como sede a Unar – Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”, de Araras, e acontece entre os dias 17 e 19 de setembro.
Além da Câmara, integram a comissão organizadora representantes da Prefeitura de Araras com as secretarias de Educação, Assuntos Jurídicos e de Ação Cultural e Cidadania, o Saema – Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras; Secretaria de Estado do Meio Ambiente; Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental; CBH-Mogi – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi; as instituições de ensino Unar, Uniararas, UFSCar e Centro Técnico “Paula Souza” – Escola “Alberto Feres”, APPA – Associação de Preservação e Proteção Ambiental, AJA – Associação Jequitibá de Agroecologia, Associação de Imprensa de Araras e Câmara Jovem.