O Fórum Regional de Mulheres de Ação Social, realizado nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural Roberto Palmari, em Rio Claro, reuniu mais de 220 participantes, entre convidados, palestrantes, assessores técnicos, primeiras-damas, vice-prefeitas, vereadoras e presidentes de fundos sociais.
A vereadora Magda Regina Carbonero Celidório (DEM), única mulher no Legislativo ararense, participou do evento que reuniu também representantes das cidades de São Paulo, Piracicaba, Hortolândia, Jaguariúna, Pinhalzinho, Águas de Lindóia, Ipeúna, Brotas, Saltinho, Araras, Charqueada, Iracemápolis, Capivari, Holambra, Paulínia, Pedreira, Conchal, Itupeva, e Pirassununga.
O evento antecede o Fórum Nacional, que acontece em outubro, e tem como finalidade mostrar e debater as questões relacionadas às ações sociais e políticas executadas por mulheres da cidade de Rio Claro e de toda a região.
Representando o poder Legislativo estiveram presentes no Fórum, a presidente da Câmara Municipal, Mônica Hussni Messetti e a vice-presidente Maria do Carmo Guilherme e a vereadora Raquel Picelli.
Durante a abertura do evento a presidente da Câmara Municipal, Mônica Hussni Messetti, destacou a importância da realização do Fórum e enfatizou que encontros de debates como este são essenciais não só para as mulheres como também para toda a sociedade, pois os assuntos expostos e analisados durante o evento abrangem a população de uma maneira geral.
O Fórum Regional foi realizado pelo Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas (Ceame), a promoção do evento foi da Prefeitura de Rio Claro, através do Fundo Social de Solidariedade e da Câmara Municipal e Associação Brasileira de Mulheres de Ação Política e Social (Abramapos).
O objetivo do encontro foi reunir gestoras públicas da região para fortalecer o papel da mulher no atual cenário político, destacando os esforços e experiências no combate à redução da pobreza e sua relevante missão como articuladoras de ações que garantam o desenvolvimento local de maneira sustentável.
O Fórum foi oficialmente aberto pela rio-clarense, municipalista histórica e presidente da Abramapos, professora Dalva Christofoletti Paes da Silva. Ela atua há 55 anos no movimento municipalista e destacou a importância da integração da mulher nas gestões públicas, assim como a sua participação nos encaminhamentos das demandas dos cidadãos junto às administrações.
A vereadora Magda mostrou-se empolgada com a participação no Fórum. “A mulher tem ocupado um importante espaço como gestora pública. Temos uma visão mais humanizada. Em Araras, nós temos papel fundamental em várias secretarias do governo municipal e no desenvolvimento de políticas públicas.”