O site da Câmara Municipal de Araras está com novas ferramentas para o internauta. As mudanças são em decorrência, principalmente, da transmissão das sessões legislativas pela TV Câmara on-line, inaugurada no dia 31 de agosto.
Logo na página inicial, acessada pelo endereço www.camara-araras.sp.gov.br, o internauta encontra, do lado direito da tela, o espaço Sessão ao vivo. Por ela, será possível escolher entre assistir a sessão pela TV Câmara, ou ouvi-la pela transmissão da Rádio Araras FM, emissora contratada para realizar este serviço desde 15 de junho.
Além disso, na opção pela TV Câmara, é possível visualizar o arquivo dos cinco últimos eventos realizados pela Câmara no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Desta forma, estarão disponíveis as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes, audiências públicas e outros eventos deliberados pela mesa diretora.
No mesmo lado, mais abaixo, o sistema de busca de leis foi reformulado. Já é possível pesquisar todo tipo de propositura em tramitação pela Câmara. Não apenas as leis promulgadas, como antigamente. É possível encontrar indicações, moções, projetos de decreto legislativo, resoluções e até mesmo projetos de leis que não foram aprovados ou nem chegaram a tramitar em função do arquivamento.
A pesquisa é tão completa que é possível fazê-la pela autoria e assim encontrar o histórico da atuação do vereador e até mesmo de um ex-prefeito da cidade. A consulta pode ser feita pelo número do processo, ano, período, autoria e assunto da propositura. E todo o conteúdo está disponível para impressão.
Para completar, os processos mais recentes acompanham os pareceres das comissões permanentes e também da Diretoria Jurídica da Câmara.
Visual
O layout do site também foi melhorado. Na barra superior, a imagem, mais condizente com a realidade do município, ganhou a inscrição “Cidade das Árvores”, memorando o 1º movimento ecológico realizado no Brasil, pela cidade, em 1902 e que deu à cidade esse título. Uma arara, estilizada, completa esse espaço.
A partir da próxima semana entram em atuação dois banners que poderão conter conteúdo institucional, voltado para utilidade pública, ou algum assunto de destaque do Poder Legislativo.
Com a reformulação da Newsletter, também na próxima semana, todos os internautas que cadastraram seu e-mail irão receber as notícias atualizadas da Câmara, ao mesmo tempo em que a imprensa local e regional.
O vereador e presidente da Câmara, Derci Tófolo (DEM), acompanhou todo o processo de reformulação da home-page e pediu, desde o início, praticidade aos visitantes. “Temos que oferecer condições para que a informação chegue com facilidade aos nossos cidadãos. É importante utilizarmos essas ferramentas modernas para divulgarmos as ações dos vereadores” disse Derci.
Conteúdo
A Câmara de Araras mantém o atual site há três anos. Desde que a página entrou no ar, em 1º de setembro de 2006, foram mais de 570 mil acessos.
Quem acessa a página encontra uma fonte de informação e pesquisa. Além das notícias diárias e fotos da Câmara de Araras, é possível encontrar as leis do município e informações sobre o Código Tributário e as normatizações do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza).
A história da cidade também é contemplada. Além de oferecer a relação dos ex-presidentes da Câmara de Araras, também é possível encontrar a galeria de ex-prefeitos, dados sobre o município, hino, brasão e a relação de todos os homenageados com o título de cidadania ararense.
Naturalmente não poderiam faltas as pautas e as atas das sessões. Dessa forma o internauta tem acesso a todos os assuntos que passaram durante a semana pela Câmara, mesmo que ele não acompanhe as sessões.
O site também estabeleceu um canal direto de comunicação entre o munícipe e o vereador. O sistema de Webmail, ou “Fale Conosco”, é utilizado diariamente por pessoas que desejam reclamar, pedir ou sugerir algo.
A criação e as sugestões para ajustes no layout, e todo conteúdo do site, são de responsabilidade da Assessoria de Imprensa e Cerimonial da Câmara. Departamento que em outubro próximo completa quatro anos de atividades.