Fevereiro Roxo é o Mês da Conscientização de doenças crônicas

Fevereiro é o Mês de Conscientização de doenças crônicas, também conhecido como Fevereiro Roxo. Por este motivo, a Câmara Municipal de Araras está com a iluminação da sua fachada com a cor roxa.

Mais precisamente, as doenças alvo da campanha são Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus. Em comum, o fato que são enfermidades crônicas e incuráveis. A campanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014, em Minas Gerais, com o lema “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”.

O objetivo do Fevereiro Roxo é promover um entendimento acerca dessas doenças, de modo a conscientizar a população que é possível ter qualidade de vida caso seja diagnosticado com alguma das enfermidades citadas.

A seguir, informações breves sobre as três doenças:

Alzheimer

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência e provoca perda da capacidade cognitiva e memória, além de comprometimento progressivo das atividades cotidianas e alterações comportamentais.

De acordo com um estudo da Universidade Johns Hopkins, até 2050, mais de 100 milhões de pessoas serão diagnosticadas com Alzheimer em todo o planeta.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que atinge aproximadamente 3% da população brasileira, geralmente mulheres. A sua principal característica é uma dor muscular crônica e generalizada, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor.

Lúpus

O Lúpus é uma doença autoimune crônica que faz com que o corpo produza mais anticorpos que o necessário para mantê-lo em pleno funcionamento. Tais anticorpos passam a atacar as células, causando inflamações nos rins, pulmões, coração, pele, articulações e até mesmo no sistema nervoso.

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA