Alunos do Senac simulam Eleições 2024

Dois partidos participaram da disputa para o executivo municipal: Partido da União Ararense (PUA) e Partido Republicano Brasileiro (PRB), que foi o vencedor da votação no plenário.

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” promoveu as Eleições 2024 desenvolvida com os jovens aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que trabalham num estabelecimento parceiro da entidade em Araras. A ideia central foi discutir política e cidadania com os jovens, principalmente de abrangência municipal. Com as atividades foram desenvolvidas habilidades profissionais, como desenvolver trabalho em equipe, comunicação assertiva e protagonismo.

Na simulação criada pelos alunos, dois partidos fictícios disputaram as eleições municipais: Partido da União Ararense (PUA) e Partido Republicano Brasileiro (PRB).

O PUA teve como candidatos Murilo Marinho (prefeito) e Júlio Gasparini (vice-prefeito), que disputaram com o nº 10 e com a frase de campanha “Agora é hora de mudar”. Já o PRB teve como candidatos João Giongo (prefeito) e Jhonnes (vice-prefeito), que disputaram com o nº 77 e com a frase “Unidos pela mudança, comprometidos com o futuro”.

A professora do Senac Limeira, Aline Chignolli, organizou e realizou o evento. Os partidos apresentaram suas propostas na tribuna, com a participação dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e secretários das pastas, como Esporte e Lazer, Educação, Segurança Pública, Saúde e Meio Ambiente.

Em seguida, houve um debate entre os partidos, com um bate e volta de perguntas e respostas a respeito das propostas e das soluções para questões do município. Por exemplo, foram debatidas pautas como evasão escolar, segurança, construção de shopping, crise financeira pública, formação contínua para os professores, entre outros.

Ao final do debate, o público presente no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” votou. O partido vencedor foi o fictício PRB. O prefeito eleito, João Giongo, agradeceu a confiança depositada nele e declarou: “Agora a cidade de Araras vai ver o que é prosperidade”.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA