A presidente da Câmara Jovem de Araras, Noelle Brandino, deu mais um passo para a contribuição da construção de políticas públicas para crianças e adolescentes. Durante o último fim de semana, na IV Conferência Lúdica Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em Guarulhos, ela foi eleita para representar a regional de Piracicaba no encontro nacional que acontecerá no mês de dezembro, em Brasília.
A mesma regional também será representada pelo estudante Yuri Neves, de Rio Claro. Ambos se somarão aos outros 40 delegados, das demais regionais de São Paulo, que representarão o Estado na capital do país.
Para chegar à conferência Lúdica, os jovens escolhidos passaram por fóruns, conferências municipais e regionais que os credenciou depois de demonstrarem comprometimento com as causas que envolvem o menor de idade. É o caso de Noelle. Ela passou pela conferência municipal realizada em Araras, no mês de julho, e pela Conferência regional, que ocorreu em Leme, no mês de agosto, que a credenciou para representar o município nas discussões no Estado.
“Estou muito orgulhosa. Tudo começou com a conferência municipal, realizada em Araras. Na ocasião, a Câmara Jovem foi convidada a organizar e eu fui me empolgando com as discussões. Essa é uma oportunidade única e de muita responsabilidade”, apresenta Noelle, primeira mulher a presidir a Câmara Jovem de Araras.
No evento realizado em Guarulhos participaram 344 adolescentes e crianças e mais 150 adultos. Os adultos foram apenas os coadjuvantes do evento, já que o objetivo da conferência foi ter a plena participação dos jovens nas discussões levantadas nos três dias em que estiveram hospedados no hotel. Por isso, todas as oficinas foram realizadas de maneira pedagógica, lúdica, de modo a tornar alguns deles também aptos a votar na Conferência Estadual.
Na deliberação do Condeca/SP – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o evento estava previsto para acontecer antes da VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada no próximo sábado, para que os jovens participantes possam, ao cumprir esta etapa, participar da Conferência Estadual com mais conhecimento e ideias sobre a questão da criança e do adolescente no Estado de São Paulo. As discussões foram separadas por eixos temáticos com temas como Direito à Vida e à Saúde, Direito à Convivência Familiar e comunitária, educação, cultura, trabalho, lazer e violência.
“Recebi com satisfação a notícia da escolha da Noelle para a Conferência Nacional. Ela é uma jovem dedicada que muito bem representará a nossa cidade e a nossa Câmara nessa discussão”, apresentou o vereador Derci Tófolo (DEM), presidente da Câmara de Araras.