Sessão Ordinária da Câmara da Terceira Idade ocorreu na última quinta-feira

Ocorreu na tarde da última quinta-feira (24) a 8ª Sessão Ordinária da Câmara da Terceira Idade, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Araras.

O vice-presidente da Terceira Idade, José Buzolin, começou os trabalhos do dia com a votação da ata da sessão anterior e o secretário da mesa, Vanderlei Oliveira, fez a leitura resumida das matérias constantes da pauta da atual sessão.

Na Tribuna Livre, a convite da presidente Helena Maria Franzoni, esteve presente a assistente social Bianca Barbosa do Valle, que discorreu sobre o tema “Maio Laranja”, mês dedicado à prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Bianca contou um pouco sobre o histórico do surgimento da data, em que graças a mobilizações sociais causadas pela comoção por crimes cometidos contra crianças, padronizou-se que o dia 18 de maio seria o dia do “Maio Laranja”, um dia que, nas palavras dela, deve ser uma data de luta e conscientização, e não de comemoração.

Além disso, ela comentou sobre ações educativas feitas com pais, alunos e professores nas escolas de Araras para alertar sobre o tema do abuso e exploração sexual contra crianças, e também destacou que o conhecimento é essencial para que casos de abuso venham à tona e que seja possível dar suporte às vítimas e seus familiares.

“O trabalho de educação não termina no ‘Maio Laranja’. Esta data é colocada nacionalmente no dia 18 de maio [...] porém é uma ação que se perpetua todos os meses”.

No fim da sessão, alguns vereadores fizeram as suas considerações na Palavra Livre.

A 8ª Sessão Ordinária da Câmara da Terceira Idade está disponível no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=Qoh-bsSh_eo .

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA