O vereador e presidente da Câmara, Derci Tófolo (DEM), esteve na manhã desta sexta-feira (6) na Agência Ambiental de Pirassununga - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) para tratar da destinação dos resíduos gerados pelas indústrias da cidade. “Como nosso aterro não tem capacidade de receber esse material, precisamos encontrar uma forma de destino correto e viável”, justifica.
Derci foi recebido pelo engenheiro José Antonio Tordato e pelo gerente da agência, Evandro Gaiad Fischer. Ainda participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Isabel Jerusa Tófolo e o diretor de Meio Ambiente, Raul de Barros Winter.
Jerusa apresentou o interesse da Prefeitura de Araras em iniciar junto ao setor produtivo local a busca por soluções para regularizar as pendências e melhorar as condições ambientais das empresas envolvidas. Atitude bem vista pela Cetesb que comprometeu-se à colaborar com o acompanhamento técnico necessário.
O problema com o chorume já é antigo na cidade e fez o antigo “lixão” ser interditado em junho do ano passado, após a Cetesb constatar que o vazamento do material chegava ao Rio das Araras. Desde então, todos os resíduos domésticos coletados pela Prefeitura passaram a ser transportados para Paulínia/SP, onde recebem tratamento.
Desta forma, as indústrias também ficaram sem local para destinar os resíduos gerados em suas atividades.
Após a reunião ficou acordado que a Prefeitura de Araras deverá elaborar um projeto propondo o destino para esses resíduos. “Tão logo isso seja concluído apresentaremos para que a Cetesb nos dê o respaldo legal. Infelizmente, nossa cidade errou muito no passado. A Câmara foi a idealizadora de uma Conferência sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade e queremos participar cada vez mais de soluções para o setor”, concluiu Derci.