Ocorreu na tarde da última quarta-feira (29) o Fórum Municipal Mulher e Esporte, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Araras. A organização foi da Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”.
Os palestrantes foram os professores doutores Leandro Mazzei e Cacilda Amaral, docentes do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de Campinas (Unicamp).
O professor Leandro Mazzei ressaltou que, inicialmente, o esporte não foi pensado para todos no Brasil e deu exemplos da própria legislação brasileira, com leis que proibiam mulheres de praticarem esportes que, supostamente, não eram compatíveis com a sua estrutura física delas.
Mazzei também destacou que foi somente após a criação da Constituição de 1988 que houve maior abertura para investimentos no esporte e que, ainda assim, as mulheres enfrentaram barreiras ao longo dos anos, como a falta de investimentos governamentais, para seguirem no esporte.
Ele terminou a sua exposição salientando alguns artigos da nova Lei Geral do Esporte, de 2023, que traz regras de inclusão e proteção a mulheres atletas e em cargos de gestão esportiva, e trouxe perspectivas futuras para maior participação feminina no esporte.
Na segunda parte, a professora doutora Cacilda Amaral, que também é presidente da Associação Brasileira de Gestão Esportiva (Abragesp), ressaltou que ainda há muito a percorrer para a inclusão da mulher no esporte.
Cacilda trouxe algumas barreiras enfrentadas por mulheres esportistas no Brasil, como falta de patrocínio, locais seguros para a prática esportiva para meninas e mulheres, falta de perspectiva de carreira para treinadoras esportivas, entre outras.
Por fim, ela enfatizou que é papel das organizações competentes trabalharem para a igualdade de condições quanto à participação de homens e mulheres no esporte.
No fim das duas palestras, foi aberto espaço para perguntas da plateia presente.
O Fórum Municipal Mulher e Esporte está disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ndsZeIRA130 .
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 03/06/2024 14:16:19
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA