Escola

Escola Legislativa apresenta projeto no 39º Encontro da Abel

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” participou do 39º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), realizado em Brasília, entre os dias 5 e 7 de junho. O evento contou com palestras e apresentações das escolas associadas à Abel.

Entre as atividades desenvolvidas no encontro, destaca-se a apresentação do projeto “Capacitação Cidadã: fortalecendo vínculos e conhecimentos legislativos entre jovens aprendizes de Araras”, o qual foi exposto e amplamente divulgado.

O projeto foi desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras, em parceria com a Associação de Educação do Homem de Amanhã (Aehda), durante o 2º semestre de 2023. Ele envolveu, aproximadamente, 300 jovens aprendizes da cidade de Araras.

Dividido em dois momentos distintos, o projeto visou fortalecer os vínculos dos jovens com o Poder Legislativo, fomentar a atuação crítica e cidadã e estimular o interesse pela compreensão das leis que regem a sociedade. Nesse trabalho, foram feitas discussões e interações lúdicas a partir do conteúdo apresentado nos encontros e na Constituição em Miúdos II – distribuída aos jovens aprendizes.

O projeto despertou o interesse de outras Câmaras e Escolas do Legislativo em replicá-lo, devido à singularidade, ao foco nos jovens aprendizes e ao olhar para a cidadania.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA