O Presidente da Câmara Municipal de Araras, Derci Tófolo (DEM), esteve reunido no dia 18 de novembro com o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto (Xico Graziano-PMDB). O objetivo do vereador foi levar ao secretário reivindicações a respeito da destinação de resíduos sólidos das indústrias de Araras, em especial das fundições. A estimativa é que sejam produzidas, em média, 700 toneladas de materiais provenientes dos produtos manufaturados pelas 20 fundições de metais existentes no município.
Anteriormente, Tófolo já havia se reunido com o gerente da CETESB de Pirassununga, Evandro Gaiad Fischer, para tratar do mesmo assunto. “É importante que todos os meios possíveis para solucionar esta questão dos resíduos para que tenhamos resultados positivos o mais breve possível”, enfatizou o vereador.
Além de Xico, participou do encontro o diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Marcelo Minelli, já que Derci também reivindica uma solução para o aterro sanitário do município, interditado pela própria companhia. “Com o crescimento de Araras este problema já era previsível. Como as providências não foram tomadas anteriormente, estamos agora lutando e estudando novas soluções adequadas ao nosso município e de acordo com as exigências da Cetesb, explica Derci.
Segundo Minelli, os estudos relativos à destinação dos resíduos serão iniciados o mais breve possível para que Araras possa obter em curto prazo da Secretaria de Meio Ambiente dar um posicionamento concreto sobre o problema.