Derci Tófolo integra movimento de busca de soluções para a destinação de resíduos industriais

Visualize fotos

município
            O presidente da Câmara Municipal de Araras, Derci Tófolo vem participando de um ciclo de reuniões com representantes de empresas integrantes da AFA – Associação das Fundições de Araras. Entre os objetivos destes encontros está a busca de alternativas para o destino de resíduos sólidos produzidos pelas indústrias do setor. Dos assuntos debatidos o que se sobressai é a necessidade de um espaço para despejo dos resíduos industriais na cidade.
            O fato é que ainda hoje parte das fundições são obrigadas a transportar os resíduos descartados, ao custo de R$ 70 por tonelada, para um aterro na Estre, uma empresa localizada na cidade de Paulínia-SP. Um dos problemas é que o preço atual representa praticamente o dobro pago pelas empresas mais próximas daquela cidade. Por conta disto, é cada vez mais urgente a busca de uma solução para o problema.
            Diante da situação que enfrentam, principalmente em relação à pressão exercida pela Cetesb para o atendimento das exigências, os empresários pretendem apelar para que o Poder Público interceda sobre a questão, determinando um local adequado para o despejo dos resíduos, onde estes materiais possam ser armazenados dentro das normas ambientais. Outra ideia é a pesquisa de mecanismos e técnicas que possibilitem o aproveitamento do material descartado pelas indústrias, mas que talvez possam se tornar ingrediente ou matéria prima para um algum tipo de benefício.
            Como exemplo bem sucedido de solução, os membros da AFA mencionaram a existência de um aterro em Rio Claro-SP, que pode servir de modelo por atender as determinações previstas, possuindo inclusive uma área impermeabilizada com uma manta especial, capaz de evitar o contágio do solo, ao mesmo tempo em que direciona o chorume dos materiais para tratamento, evitando a contaminação do meio ambiente.
            Somente em dezembro o grupo promoveu duas reuniões. A primeira foi realizada no dia 16, e a outra na última segunda-feira, dia 21, contando com a participação da secretária Municipal de Desenvolvimento, Isabel Jerusa Tófolo, que tem acompanhado de perto a questão, inclusive, colaborando na busca de alternativas para todos os setores produtivos do município.
 
 
            Como presidente da AFA, Derci Tófolo informa que os industriais estão preparando uma proposta para a Cetesb, visando adequar a produção aos critérios e exigências ambientais da atualidade. Entre os principais itens deste acordo está o compromisso com a aquisição pelas indústrias de fornos à gás, visando reduzir em até 90% a emissão de gases poluentes.
            A estimativa é que no período de um ano todas as empresas já tenham adquirido os tais fornos e, em cinco anos, todas as fundições possuam algum tipo de equipamento ou tecnologia para reduzir a emissão de fumaça, gás carbônico e outros gases nocivos na atmosfera. “Muitas outras propostas começam a surgir nestes encontros em que são discutidas formas de desenvolvimento sustentável. “Esta não deve ser uma luta apenas das fundições, mas sim de todo o ramo produtivo, assim como do Poder Público”, frisa Tófolo, como presidente da AFA e do Legislativo Municipal.




Publicado em: 23/12/2009 19:13:00

Publicado por: Imprensa