Câmara devolve economia de mais R$ 1,2 mi aos cofres públicos

Visualize fotos Visualize fotos

O presidente da Câmara Municipal de Araras, Derci Tófolo (DEM), em nome de todos vereadores da atual legislatura, entregou oficialmente nesta segunda-feira, dia 28, ao prefeito interino Nelson Dimas Brambilla (PT) R$ 1.202.985,34. Os recursos são provenientes de uma economia gerada pelo Poder Legislativo, que poderão ser aplicados pela Administração Pública onde mais houver necessidade. Como uma tradição, a devolução de recursos ao Executivo tem colocado o Poder Legislativo local na posição de uma das instituições parlamentares mais econômicas no Estado de São Paulo.
            Durante o encontro com o prefeito e secretários municipais, Tófolo apresentou também o resultado dos gastos da Câmara em 2009, que foi de R$ 2.124.359,00, representando 0,98% do orçamento da Administração Pública, estabelecido em R$ 213.360.214,00. Ele também lembrou que a estimativa de gastos do Legislativo no período era de R$ 3.307.000,00, o que corresponderia a 1,5% do orçamento do município.
            Ainda complementando sua exposição, o presidente da Câmara salientou que era um direito do Legislativo solicitar até 6% do orçamento do município. No entanto, ele frisou que consumir o teto estabelecido nunca foi uma prática da Câmara. “É com muita alegria que devolvemos estes recursos que é resultado de uma economia gerada em conjunto, com o apoio de todos os vereadores e funcionários da Casa”, assinalou Tófolo.
            Umas das novidades deste ano em relação à tradição é que, mediante a perspectiva de devolver os recursos não utilizados, a Mesa Diretora da Câmara, formada pelos vereadores Derci Tófolo (presidente), Carlos Alberto Jacovetti-PSDC (vice-presidente) e Erinson Mercatelli-PSB (secretário) com a aprovação de todos os vereadores, decidiu investir parte dos recursos em aplicações financeiras, assegurando sua rentabilidade para que o valor do repasse fosse ainda maior do que o esperado.
            Também participaram da coletiva, ocorrida no Paço Municipal, os vereadores Eduardo de Moraes (PP), José Roberto Rimério-Miqueira (PTB), Magda Celidório (DEM) e Valdemir Gomes-Mami (PT). Na ocasião, Brambilla destacou que os recursos recebidos serão aplicados no pagamento das primeiras duas parcelas da compra dos 25 ônibus adquiridos para o transporte coletivo urbano e que custaram R$ 6,5 milhões.

Publicado em: 28/12/2009 17:56:00