Derci denuncia despejo de lixo e entulho em estrada rural

Visualize fotos Visualize fotos

O despejo clandestino de lixo e entulho em estradas da zona rural foi motivo de denúncia do vereador Derci Tófolo esta semana. O vereador identificou na estrada que liga Araras à Fazenda São José a presença de grande quantidade de entulho e materiais descartados. Mais conhecida como Estrada Municipal Ângelo Spatti, a via tem sido cenário da ação criminosa de vândalos, que agem muito provavelmente à noite ou de madrugada para fazer o despejo clandestino de cargas nocivas ao meio ambiente.

O vereador acredita que parte do material deve pertencer a algum depósito de sucata na cidade, enquanto a outra é constituída por lixo e entulho. A suspeita é também que o despejo tenha ocorrido na semana que antecedeu o Natal. Ele relata ainda que uma grande quantidade de lixo foi despejada em frente à chácara Changrilá, mais conhecida como chácara Zago, localizada no final do asfalto do Jardim Rosana e início da estrada Ângelo Spatti.

Ao percorrer alguns trechos da estrada, Tófolo identificou em vários pontos amontoados de lixo que chegam até a comprometer o espaço da via, trazendo preocupações com a possibilidade de ocorrerem acidentes nestes locais. “Esta prática de vandalismo que degrada a natureza parece estar se transformando numa prática”, diz o vereador, que orienta os usuários das vias rurais a denunciarem qualquer atitude suspeita de veículos de médio e grande portes como caminhões e outros utilitários.

Na opinião do vereador, que já registrou a denúncia à Administração Pública, é importante que haja mais vigilância no sentido que os autores de ações clandestinas como estas sejam severamente punidos. “É preciso encontrar os responsáveis por estes atos para que as estradas vicinais, o meio ambiente e a população de um modo geral não arquem com as conseqüências”, conclui Tófolo.

Publicado em: 29/12/2009 11:47:00