Os integrantes da Câmara Jovem da atual legislatura realizaram ontem, dia 2, a sua penúltima Sessão Ordinária. Alguns jovens, em função da e escolaridade idade limites, estão em ritmo de despedida, enquanto outros pensam até em se recandidatar. Eles também já começaram os preparativos para a última reunião, que será realizada no dia 2 de março, e que promete balançar o coração desta moçada que interagiu com o legislativo, participando da história e testemunhando momentos decisivos da política, dos rumos da cidade.
O convidado do grupo para a Tribuna Livre desta reunião foi o vereador Breno Cortella, que foi vereador da primeira legislatura da Câmara Jovem. Durante a sessão, o vereador destacou a importância da realização de eleições para a sucessão da Câmara Jovem, embora esta ainda não seja uma exigência, pois as escolas participantes podem indicar um aluno para representá-la, sem submeter este nome à aprovação do quadro de estudantes da instituição de ensino.
Cortella também falou da importância da Câmara Jovem no processo de formação política e o contato dos jovens com os ares da democracia. “Vocês têm a missão de estimular a participação da juventude, mostrando que não se deve ter vergonha de falar em política até porque este é um instrumento da cidadania”, disse o vereador.
Na ocasião, a presidente da Câmara Jovem, Noelle de Cássia Brandino, concedeu moções de congratulações a dois funcionários da Câmara Municipal de Araras, o senhor Nivaldo Ziani, com 15 de trabalho dedicados à Casa, e advogada Adriana Mazon, 25 anos. Ela também da sua participação da Conferência da Criança e do Adolescente, em Brasília, em dezembro, juntamente com outros 40 adolescentes representantes da delegação do Estado de São Paulo.
O processo de eleições da Câmara Jovem já está sendo organizado internamente, com apoio do presidente da Câmara Municipal, Derci Tófolo, para que todas as escolas possam escolher seus representantes. Todo um trabalho administrativo está sendo providenciado para que a juventude possa participar deste momento deste espaço democrático e de cidadania, que se tornou a Câmara Jovem.
P
Critérios para participar da Câmara Jovem
- Ter idade entre 16 e 18 anos e estudar em uma das unidades de ensino que participam do projeto;
- Escolher um dos cinco partidos que deverão ser representados na Câmara Jovem: Educação, Saúde, Ecologia, Economia e Direitos Humanos;
- Ter disponibilidade para participar de uma sessão mensal (atualmente às terças-feiras, a primeira do mês, às 15 horas);
- Ser participativo, comunicativo e preocupado com as questões que envolvem os interesses da coletividade.
auta da Sessão Ordinária - 01/02/2010
|
Obs.: Próxima Sessão Ordinária da Câmara Jovem – 02 de março de 2010, às 15 horas
|