Na 22ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram a inclusão do Dia Municipal da Conscientização ao Lúpus ao Calendário Oficial do Município, que será em 10 de maio. Trata-se do Projeto de Lei nº 39/2024, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD).
O lúpus é caracterizado por uma resposta imunológica desregulada que ataca os próprios tecidos do corpo, levando a uma variedade de sintomas e complicações.
Durante a sessão, a vereadora Ana Júlia informou alguns sinais e sintomas característicos em quem tem lúpus: fadiga extrema; cansaço persistente, que não melhora com descanso; erupções cutâneas; lesões na pele que podem surgir em áreas expostas ao sol, como rosto, pescoço e mãos; podem ser em forma de borboleta sobre o nariz e bochechas; dor e inflamação nas articulações; febre inexplicada; sensibilidade à luz solar; lesões na boca e no nariz; problemas renais, cardíacos, distúrbios neurológicos e problemas pulmonares.
De acordo com a justificativa do projeto, com a data, busca-se sensibilizar a população de Araras sobre a importância de compreender e apoiar aqueles que vivem essa doença autoimune.
“A instituição dessa data não apenas destaca a realidade do lúpus em nossa comunidade, mas também contribui para um ambiente mais compreensivo, empático e solidário em relação aos desafios enfrentados por aqueles afetados por essa doença”, informa a vereadora proponente.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 02/07/2024 11:48:43
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA