A Câmara Municipal de Araras realizou a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Ararense para o Sr. Romário Euchario Gouveia Neto, na noite de quinta-feira (12), na Casa da Memória de Araras “Pedro Pessotto Filho”.
O evento ocorreu conforme o Decreto Legislativo nº 15/2008, de autoria do vereador Marcelo de Oliveira (Republicanos).
Além do vereador proponente e do homenageado, compuseram a mesa diretora da solenidade a presidente da Câmara Municipal de Araras, a vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), e o vice-presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Soares dos Santos (MDB).
“Confesso que o meu coração já havia feito essa escolha, mas agora não escondo o júbilo de através de vocês poder ser acolhido. Ao ser recebido como filho nessa cidade encantamento, demonstro toda a minha gratidão e orgulho, e por tudo que para mim significa, procurarei sempre retribuir com o que melhor posso e com o que de melhor tenho para a sua pujança e engrandecimento, sempre me colocando em pé por respeito e a ordem pela agradável obrigação de servir.”, destacou o homenageado, Sr. Romário Euchario Gouveia Neto.
Marcelo de Oliveira elogiou todo o histórico de vida e de trabalho do Sr. Romário, bem como suas contribuições para Araras, feitas de diversas maneiras ao longo de anos. No discurso, o vereador enalteceu o trabalho realizado na Fundação Ararense para o Desenvolvimento do Ensino (Fade). Destacou sobre o homenageado da noite:
“Tem contribuído de uma maneira muito significante com o nosso município, e eu quero aqui, seu Romário, publicamente agradecer em nome dos nossos estudantes a criação da Fade, que foi um sonho, um projeto do senhor implantado há anos no município de Araras, que deu oportunidades a centenas e centenas de estudantes, que hoje têm uma nova vida, uma nova perspectiva.”
O vídeo da entrega do Título de Cidadão Ararense ao Sr. Romário Euchario Gouveia Neto está disponível no YouTube da Câmara Municipal de Araras, por meio do endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=tNSaHrkp2ds
Romário Euchario Gouveia Neto
Romário Euchario Gouveia Neto nasceu em 1952, em São Paulo.
Trabalhou muitos anos na Cesp (Companhia Energética de São Paulo), sendo que, em 1991, foi designado gerente do distrito de Araras, para coordenar as ações da empresa nos municípios de Araras, Leme, Conchal e Santa Cruz da Conceição, passando a residir em Araras a partir de 1992.
Como gerente distrital da Cesp, dirigiu extenso programa de obras, visando a reformulação total do sistema elétrico do município. Na área social e na área de meio ambiente, incrementou e dirigiu diversos projetos para a população de Araras.
Em 1996, aposentou-se e passou a se dedicar a projetos e ações na área de assistência e promoção social.
Em seu histórico, consta a sua importante participação na Loja Maçônica Fraternidade Ararense; na Loja Maçônica Harmonia e Progresso, de Araras; e na Loja Maçônica Luz e Sabedoria, de Conchal.
É cavaleiro das Ordens Unidas Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta, sendo atualmente presidente do Preceptório Bernardo de Claraval de Piracicaba.
Também se destacou com participações importantes em diversas instituições, associações e conselhos municipais.
Foi vereador e vice-presidente da Câmara da Terceira Idade. E foi membro fundador e presidente da Fundação Ararense para o Desenvolvimento do Ensino (Fade), na época responsável pela Faculdade Municipal de Araras.
Atualmente, é colaborador do Conselho Municipal do Idoso.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 16/12/2024 10:52:58
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA