Notícias

Notícias da Câmara



Projetos de cunho ambiental de autoria do vereador Jacovetti atraem cerca de 100 pessoas

A reunião do vereador e engenheiro civil Carlos Alberto Jacovetti (PSDC) promovida na noite de quinta-feira, 09 de abril, com a finalidade de discutir dois de seus projetos de cunho ambiental atraiu cerca de 100 pessoas dos mais variados segmentos. As discussões giraram em torno da temática da água, em termos de contenção de enchentes e racionalização deste recurso.

 

Apesar de se tratar de uma reunião pública, o encontro não teve característica de formalidade e sim de abertura ao debate. Mesmo assim, foi composta uma mesa de técnicos e autoridades em determinadas áreas. Compuseram a mesa de trabalhos, o vereador Carlos Alberto Jacovetti; o secretário Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Felipe Beloto, representando o prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT); o tenente da Polícia Militar Ambiental, Vanderlei Geraldo Junior; o tenente do Corpo de Bombeiros, Rogério Vieira; o engenheiro civil, Oswaldo Buzolin Junior, e o vereador Eduardo de Moraes (PP).

 

Também marcaram presença o vereador Breno Cortella (PT), além do engenheiro agrônomo José Maria Batista, o empresário Nelson Assumpção, a cantora Maria Elisa (Magui), os professores Alceu Seixas, da Escola Técnica Alberto Feres, e Alberto Dalla Costa, do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” (Unar), acompanhados de alunos dos cursos de técnico em meio ambiente e de gestão ambiental e saneamento.

 

Em sua exposição, Jacovetti apresentou vários dados e imagens que alertam para a urgente necessidade se adotar, no presente, medidas relativas ao uso racional da água e também à contenção de enchentes, assinalando que se deve fazer o que for possível agora, pois em poucos anos poderá ser tarde demais. O vereador estima que nas últimas enchentes ocorridas no município cerca de 1000 pessoas tenham sido atingidas diretamente, enquanto que a cidade e a população como um todo foram atingidas indiretamente, isto por conta dos congestionamentos, queda de árvore e vários outros incidentes. “As enchentes em Araras podem e devem ser evitadas”, assinalou o vereador, complementando que pequenos projetos em grande quantidade pode ser a saída para o problema.

 

Para o tenente da Polícia Militar, Vanderlei Geraldo Junior, o grande desafio está numa maior consciência e predominância sobre o interesse difuso, que significa exatamente o contrário do interesse individual e particular. Ele assinala que o tema das enchentes e o uso racional da água apresentam esta característica de interesse coletivo, mas existe também o viés econômico. “Se for ver o lado econômico, nada se faz em termos de prevenção e preservação”, disse ele, acrescentando que as construções, da forma que vem sendo realizadas, estão impermeabilizando o solo, fechando as portas, os acessos para que a água vá ao subsolo e não corra para os ribeirões provocando as enchentes.

 

Já o tenente do Corpo de Bombeiros, Rogério Vieira, parabenizou a iniciativa do vereador Jacovetti em trazer à tona a discussão destes assuntos, por entender de suma importância a prevenção. “Nós que lidamos com o socorro durante as enchentes, atendendo vítimas de acidentes, retirando as pessoas de situações de riscos sabemos o quanto são importantes as medidas preventivas”, assinalou o tenente. 

 

O engenheiro Oswaldo Buzolin Junior, fez uma apresentação de alternativas de piscinões, que em épocas de seca, podem ser usadas como quadras poliesportivas, e também de vários modelos de reservatórios e cisternas seja para contenção das águas ou mesmo para o seu reaproveitamento. “Só se lembra de drenagem nos momentos de cheias, sendo que precisamos tomar medidas urgentes”, comentou o engenheiro.

 

O secretário de Planejamento, Felipe Beloto, comentou que foi o engenheiro Buzolin o responsável pelo Plano Diretor Municipal de Drenagem e que várias medidas deverão ser tomadas pela atual administração no sentido de obras de contenção, principalmente tendo em vista as áreas de risco. “Infelizmente, esta semente não foi lançada lá atrás, mas esta administração pretende fazê-lo, lembrando que a base é a educação e a preocupação com o meio ambiente não deve ser apenas do Poder Executivo, mas de todos nós”, declarou o secretário.

 

Ao final das exposições dos integrantes da mesa, Jacovetti se dispôs a colocar seus projetos na internet para que todos possam acessar o seu conteúdo e enviar suas sugestões. Logo, foram abertas as perguntas e sugestões do público presente nesta reunião que durou mais de duas horas e meia.

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 09/04/2010 17:20:00

Publicado por: Imprensa