A Procuradoria Especial da Mulher, órgão da Câmara Municipal, promoveu nessa terça-feira (4) evento de conscientização sobre o Dia Mundial do Câncer, em parceria com a Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, a Associação Laço Rosa de Araras (Alara) e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”.
O evento teve a presença do presidente da Casa, o vereador Rodrigo Soares (MDB); o suplente de secretário Lúcio Bitencourt (Casa Bela, do Podemos); a vereadora Marluce Lima (PL), além da vereadora e presidente da Procuradoria da Mulher, Rosa Scanavini (PRD). Todos eles ressaltaram a importância do diagnóstico precoce como forma de prevenir a doença.
Antes do início da palestra, pacientes da Alara realizaram uma apresentação musical com canções que enfatizam a esperança em dias melhores.
A palestrante foi Clarísia Ramos, da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam), órgão voltado à capacitação de voluntários para disseminar informações de qualidade sobre o câncer de mama.
Ela ressaltou que o câncer, infelizmente, é uma realidade mais comum do que se pensa, pois, de acordo com estudos, a cada oito mulheres, uma tem a doença, assim como um homem a cada outros quinze.
Outro ponto destacado por Clarísia é que a adoção de hábitos saudáveis é fundamental na prevenção da doença, tais como uma boa noite de sono, alimentação balanceada e a prática de atividade física.
Como forma de reflexão, ela propôs uma dinâmica em duplas, em que os participantes deveriam falar uns aos outros sobre o que os impede de realizar ações saudáveis que melhoram o estilo de vida.
Como encerramento, houve mais uma apresentação da Alara, com a canção “Foi Deus que fez você”, da cantora Amelinha.
A palestra de conscientização sobre o Dia Mundial do Câncer está disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Sj-GQZTQYsE .
Dia Mundial do Câncer
O dia 4 de fevereiro foi escolhido como a data de conscientização sobre o câncer. A iniciativa é da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O objetivo é aumentar a informação sobre a doença em todo o mundo, bem como influenciar que os governos e as pessoas se mobilizem no combate à enfermidade.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 04/02/2025 18:44:48
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA