Notícias

Escola



Escola Legislativa promove evento sobre abolição da escravatura na UFSCar Araras

Na tarde de 8 de abril, data em que se comemora os 137 anos da abolição dos escravos na cidade de Araras, a Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” promoveu visita guiada com 25 alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Joel Job Fachini, no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Araras.

Também estiveram presentes o presidente da Casa, o vereador Rodrigo Soares (MDB), e a vice-presidente Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD); vereadores da atual legislatura da Câmara da Terceira Idade e outros professores da UFSCar.

A pedagoga legislativa Mariana do Sacramento Menin passou aos alunos fatores sociais, políticos e econômicos que colaboraram para o fim da escravidão no Brasil, como a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários, além de movimentos em Araras que colaboraram para a abolição.

O professor associado da universidade Luiz Antônio Norder recepcionou os alunos, deu mais detalhes sobre o contexto da abolição em Araras e mostrou-lhes pontos históricos, como a Fazenda Santa Escolástica, local que produzia café e cana-de-açúcar com base no trabalho escravo e que hoje abriga o campus da UFSCar em Araras.  

A cidade de Araras foi uma das pioneiras em libertar todas as pessoas escravizadas antes da assinatura da Lei Áurea, que ocorreu em 13 de maio de 1888.

Não por acaso, em nosso município, existem uma praça e um bairro com o nome de “8 de abril”, como forma de homenagear o vanguardismo do município quanto à questão abolicionista.

 

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA

Visualize fotos




Publicado em: 09/04/2025 16:10:05

Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA