O vereador José Roberto Rimério-Miqueira (PTB) é autor do projeto que visa a implantação de mecanismos de proteção e segurança armada também nas áreas de funcionamento dos caixas eletrônicos dos bancos. A propositura foi lida na última sessão ordinária e deve passar pelas Comissões Permanentes antes de ser levada à votação.
Basicamente, a ideia é que sejam adotadas medidas que assegurem a integridade dos clientes, durante todos os dias de funcionamento dos caixas eletrônicos, inclusive sábados, domingos e feriados, no período de acesso das 07h às 22 horas. “O que observamos é uma total falta de segurança no ambiente onde funcionam os equipamentos de auto-atendimento, sendo que deveriam oferecer a mesma estrutura existente internamente”, assinala o vereador.
No mesmo projeto, o autor estabelece como critério obrigatório assegurar também a privacidade dos clientes durante o atendimento entre os caixas. O objetivo é impedir que este acesso possa ser acompanhado por terceiros, evitando a ação de meliantes que agem, passando informações a comparsas que ficam na espreita do lado de fora das agências.
Caso seja aprovado, o projeto estabelece prazo de 180 dias, após a publicação, para as agências bancárias se adaptarem a esta lei. O descumprimento acarretará em multa que será aplicada a critério do Poder Executivo Municipal.
Publicado em: 19/05/2010 14:59:00
Publicado por: Imprensa