Um grupo de alunos do 4º ano do curso de Arquitetura do Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson” – Unar estão desenvolvendo projetos do que seria uma estrutura ideal para a Câmara Municipal de Araras, como trabalho de finalização do primeiro semestre de estudos.
Sob a supervisão dos professores Raquel Ferreira e Afonso Assumpção, os 29 estudantes universitários participaram de uma visita monitorada à Câmara, com o objetivo de conhecer não apenas as dependências, mas também o funcionamento do Legislativo, visando o desenvolvimento dos trabalhos.
Segundo Assumpção, que é arquiteto, o desafio lançado aos alunos não é de reforma e nem de aproveitamento da estrutura existente, mas sim um novo projeto hipotecamente considerando uma área real. Este espaço é o terreno com uma obra há quase três décadas abandonada ao lado do Terminal Urbano, a mesma pleiteada pelo atual presidente da Câmara, o vereador Derci Tófolo junto ao Executivo para abrigar a nova sede do Legislativo. “Deixamos os alunos livres para que considerem ou não a estrutura existente no local”, comenta o professor arquiteto.
O professor não descarta a possibilidade dos trabalhos dos alunos fazerem parte de uma exposição na Câmara. “Temos que considerar que são projetos de alunos, mas certamente com idéias que poderão integrar ou mesmo contribuir com projetos futuros e reais sobre uma nova sede para o Legislativo”, assinala.
A visita à Câmara foi solicitada por Assumpção ao presidente da Câmara, que incumbiu o seu assessor Bruno Brito de atender aos estudantes, já que a visita se daria, no dia 3 de maio, às 20 horas, exatamente no horário da sessão camarária. Brito, que trabalha na Casa há mais de oito anos, apresentou ao grupo todos os departamentos e atividades relacionadas ao funcionamento da Casa.
Terminada a visita, os futuros arquitetos assistiram a uma parte da sessão, cumprindo uma etapa que também fazia parte do trabalho, que era conhecer em pleno funcionamento o local onde se realizam as sessões e outras atividades legislativas. O grupo era formado não apenas por estudantes de Araras, mas também dos municípios de Conchal, Cordeirópolis, Leme, Piracicaba, Pirassununga e Sumaré.
Na ocasião, Tófolo agradeceu a presença dos alunos, colocando-se a disposição e também a estrutura funcional da Câmara para o maior aproveitamento e rendimento dos alunos neste projeto. “Esperamos que eles realmente tenham feito proveito da visita, sabendo que podem contar com este presidente e funcionários no que for preciso para o trabalho que estão desenvolvendo”, assinalou o presidente da Câmara.
Publicado em: 21/05/2010 15:21:00
Publicado por: Imprensa