Notícias



Câmara irá hastear bandeira do Mercosul nesta terça-feira



Publicado por: Imprensa


A Câmara Municipal de Araras realizará na terça-feira (16), às 9h, solenidade para hasteamento da bandeira do Mercosul, juntamente as bandeiras Nacional, do Estado e do Município. O hasteamento segue a lei 12.157 de 23 de dezembro de 2009 que altera o artigo 13 da lei 5.700 de 1° de setembro de 1971. A lei federal determina que as instituições públicas devem realizar o hasteamento da bandeira que representa o bloco regional de países.

Atualmente compõem o Mercosul os países Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela, sendo este membro pleno desde 12 de agosto de 2012. Os Estados Associados do Mercosul são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Há também os países membros observadores, México e Nova Zelândia.

Segundo Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, o Paraguai está suspenso temporariamente desde junho de 2012 por decisão unânime dos líderes regionais.  A suspensão foi ocasionada porque os presidentes dos países que integram os blocos regionais concluíram que houve o rompimento da ordem democrática durante o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo.

Na semana passada os países do Mercosul revogaram a suspensão aplicada ao Paraguai, que poderá voltar ao bloco a partir do dia 15 de agosto, quando tomará posse o presidente eleito Horacio Cartes. A readmissão foi decidida na reunião de cúpula dos presidentes que ocorreu no dia 12, em Montevidéu, mas só ocorrerá efetivamente se Cartes estiver de acordo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella, a inclusão da Bandeira do Mercosul valoriza a organização sul-americana. "Como órgão publico brasileiro o Poder Legislativo de Araras contribui com o fortalecimento da integração latino-americana", ressalta.

Recentemente a Câmara instalou um mastro adicional no pátio externo e também no Plenário "Vereador Bruno Moysés Batistella" para receberem a bandeira do Mercosul. O símbolo do Mercado Comum do Sul está hasteada no novo Centro de Atendimento ao Munícipe "Guerino Bertolini" e várias câmaras da região.

A Lei Federal não determina um cerimonial específico para a localização da bandeira com relação ao Pavilhão Nacional. A Câmara de Araras decidiu seguir a disposição de outros órgãos públicos e da orientação de membros do Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP) de hasteamento ao lado bandeira do Brasil.

Além de diversas autoridades o hasteamento das novas bandeiras contará com a participação de atiradores do Tiro de Guerra 02-053 de Araras e de seu chefe de instrução, subtenente Jorge Antônio Marcolan.

A bandeira do Mercosul foi hasteada pela primeira vez no Brasil em 9 de julho de 2004, quando nosso país assumiu a presidência do grupo de países pelos 6 meses regulamentares.

O hasteamento diário, inicialmente era só da bandeira Nacional, mas com modificação legislativa tornou-se obrigatório também o hasteamento da bandeira do Mercosul tanto no Palácio da Presidência da República e na residência da Presidência da República, nos edifícios-sede dos Ministérios, nas Casas do Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais de Contas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos edifícios-sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos Estados e Distrito Federal, nas Prefeituras e Câmaras Municipais, nas repartições federais, estaduais e municipais e municipais situadas na faixa de fronteira, nas missões diplomáticas, delegações junto a organismos internacionais e repartições consulares de carreira, nas unidades da marinha mercante.

De um lado da bandeira está escrito em português Mercosul e do outro em espanhol, Mercosur. Seu desenho consiste de um retângulo branco com quatro estrelas azuis de quatro pontas sobre a linha curva, em cor verde, que representam a constelação do Cruzeiro do Sul emergindo do horizonte e os quatro países membros do bloco econômico.

 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Lei antiaborto é aprovada em Araras

27 de março de 2024

Foi aprovado durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 126/2023, de autoria dos vereadores Rodrigo Soares (MDB) e Márcio Tonissi (Rede Sustentabilidade). Assim, fica ins...



Câmara realiza 1ª Sessão Extraordinária do ano

27 de março de 2024

Após a realização da 8ª Sessão Ordinária, nesta segunda-feira (25), a presidente da Casa, a vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini, convocou os vereadores para a 1ª Sessão Extraordinária de 2024....



Escola Legislativa abre inscrições para Oficina de Libras

27 de março de 2024

A Câmara Municipal de Araras, por meio da Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, realizará a segunda parte da Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ministrada por Jadson...



Câmara comemora 153 anos da emancipação de Araras

27 de março de 2024

Foi realizado na tarde da última segunda-feira (25) o ato cívico em comemoração aos 153 anos da emancipação político-administrativa da cidade de Araras, no átrio “Presidente Vereador Pedro Pessoto...



Câmara sedia palestra sobre atitudes proibidas em ano eleitoral

22 de março de 2024

Sob organização da Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” e com apoio da AUDIPAM, foi realizada na tarde da última quinta-feira (21) a palestra “Condutas vedadas em ano el...



Câmara Mirim recebe Lions Clube na 4ª Sessão Ordinária

22 de março de 2024

A Câmara Mirim, vinculada à Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, realizou a sua 4ª Sessão Ordinária, na noite desta quarta-feira (20). Como presidente, Yasmin Rodrigues...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!