Notícias



Após decisão do STF apenas 2 vereadores trocaram de partido



Publicado por: Imprensa


A última semana foi movimentada nos bastidores da Câmara de Araras. Enquanto o Supremo Tribunal Federal julgava a fidelidade partidária, os políticos, visando as eleições municipais de 2008, se mexiam com a troca de partidos. Como o STF decidiu que os mandatos pertencem aos partidos e não aos políticos eleitos, apenas dois vereadores de Araras oficializaram a mudança.
Marcelo de Oliveira e Erinson Mercatelli deixaram o PMDB. O primeiro migrou para o PPS. O segundo para o PSB, do vereador Nelson Barbosa.
Com isso, o PPS é hoje o partido de maior bancada da Câmara. A legenda conta com os vereadores Manoel Silva de Oliveira que veio para o PPS migrado do PDT, logo após a eleição, e Walter de Oliveira que ameaçou trocar o partido pelo PTB, mas desistiu após o julgamento de quinta-feira.
A decisão aliviou a situação dos vereadores Manoel e Ricardo Franco que trocou o PFL (agora DEM) pelo PV. Eles podiam perder o mandato. Mas ao julgar os mandados de segurança propostos pelo DEM, PPS e PSDB, o tribunal definiu, no entanto, que a decisão deve ser aplicada somente a partir do dia 27 março, o que poupou 23 deputados 'infiéis' às legendas e naturalmente os dois vereadores na cidade.
Esta foi a data em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os mandatos de deputados federais, estaduais e vereadores pertencem às legendas e não aos políticos. Caberá agora à Justiça Eleitoral a decisão sobre os casos de troca de partido após essa data.
Segundo os ministros do Supremo cada caso deve ser analisado de forma isolada. Nos casos de mudança de partido depois de 27 de março, as legendas terão de encaminhar ao TSE um pedido de investigação para comprovar o ato de infidelidade. E o tribunal decidirá, então, se isso ocorreu. Como o tribunal já votou pela fidelidade, é possível que essa seja a tendência.
A fidelidade partidária faz parte da reforma política, em discussão no Congresso. Em agosto, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou parecer favorável a uma proposta de emenda constitucional que propõe a perda do mandato para deputado, senador, vereador, prefeito, governador ou presidente da República que se desligar do partido pelo qual foi eleito.
 Como é uma proposta de emenda à Constituição, ainda tem de ser aprovada em dois turnos no Senado e na Câmara. Se aprovada, aí sim passará a valer para todos os casos, independentemente da decisão do Supremo.
Como ficou a Câmara de Araras?
  • Breno Zanoni Cortella - PT
  • Erinson Mercatelli - PSB
  • Irineu Norival Maretto - PMDB
  • José Roberto Rimério - PTB
  • Manoel Silva de Oliveira - PPS
  • Marcelo de Oliveira - PPS
  • Nelson Barbosa - PSB
  • Pedro Eliseu Filho - PFL
  • Ricardo Franco - PV
  • Romildo Benedito Borelli - PTB
  • Walter Alves de Oliveira - PPS


Publicado em: 08 de outubro de 2007

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!