Notícias



Baiano entrega abaixo assinado para Deputado Marquezelli



Publicado por: Imprensa


Com duas mil assinaturas colhidas pela redução da maioridade penal o vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB) entregou na segunda-feira uma cópia do documento ao deputado federal Nélson Marquezelli (PTB). O texto fala da redução da maioridade penal, uma pressão para que o menor infrator, com 16 anos de idade, tenha as mesmas punições que um adulto ao ser julgado.
O encontro com Marquezelli aconteceu em Pirassununga, onde o deputado mantém um escritório e sua base eleitoral. Na conversa Baiano ouviu que o companheiro de partido também mantém a mesma posição e que irá entregar pessoalmente o abaixo assinado ao presidente do Congresso, deputado Arlindo Chinaglia, já nesta quinta-feira, 2 de maio.
Baiano começou a colher as assinaturas no mês de março. No documento, distribuído em farmácias e alguns comércios da cidade, o vereador citava casos em que menores estavam envolvidos com situações de violência e também falava da impunidade.
De acordo com Baiano, a prisão, além de punir, tem também o caráter de recuperar e reintegrar o preso à sociedade seja ele maior ou menor de idade. “Mas o que vemos na maioria das vezes é a reincidência dos crimes. Com a falta de punição que acabam recebendo os menores, e seus crimes não estando regidos pelo Código Penal, estes se sentem livres para cometer assassinatos à vontade, sabendo que não serão verdadeiramente punidos, e quando presos na Febem (Fundação para o Bem Estar do Menor) sabem que poderão fugir com facilidade, e o cumprimento da pena será por pouco tempo”, completa.
No Estado de São Paulo, em pesquisa feita pela Secretaria de Segurança Pública em 2003, mostrou-se que 3% dos homicídios dolosos e menos de 10% de outros crimes registrados no estado foram cometidos por menores de 18 anos. O número de crianças e adolescentes assassinados no Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2002, é de 16 homicídios por dia de pessoas situadas na faixa dos 0 aos 18 anos.
O tema da redução da maioridade penal também foi abordado pelo site da Câmara de Araras (www.camara-araras.sp.gov.br) durante os meses de março e abril. Os internautas que participaram esperam uma mudança nas leis de penalização para o menor infrator. Questionados se a pena para o menor infrator deveria ser revista, 71,7% dos participantes responderam que sim. Foram 99 votos.      Para outros 39 participantes, o que corresponde a 28,2%, a penal nestes casos não deve ser revista.
 
Divergências
O ministro da Justiça, Tarso Genro, acredita que o Congresso Nacional cometerá "um equívoco" se confirmar a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado na quinta-feira passada. A opinião foi manifestada durante uma entrevista coletiva na segunda-feira. Na sexta-feira, no Rio, Tarso já havia afirmado que o governo federal iria mobilizar sua base para impedir a alteração da legislação.
Para Tarso, a aprovação seria uma tentativa de o Congresso responder rapidamente à demanda da sociedade por uma solução para um problema grave, especialmente em algumas regiões do País, como as metrópoles do Sudeste. "Mas nem sempre um decisão apressada significa a melhor solução", advertiu o ministro. "Com isso (a aprovação), estamos criando a ilusão de que as questões serão respondidas pela redução e criando inclusive uma tendência de criminalizar a juventude, o que não é o melhor caminho", comentou, com a ressalva de que o Congresso é soberano e será respeitado se optar por contrariar o governo.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Classificação preliminar do Processo Seletivo de Estágios é divulgado nesta sexta-feira

03 de maio de 2024

Nesta sexta-feira (3), o Indepac (Instituto de Cultura, Desenvolvimento Educacional, Promoção Humana e Ação Comunitária) divulga o gabarito oficial após recursos, o edital de notas e de classificaç...



Câmara Municipal aprova prestação de contas da Prefeitura em 1º turno

03 de maio de 2024

O Projeto de Decreto Legislativo nº 9/2024 foi discutido em 1º turno durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras. O assunto do projeto é a análise do parecer do Tribunal de Contas...



Vereadores da Terceira Idade visitam Câmara de Itapevi

03 de maio de 2024

Os vereadores da 7ª Legislatura da Câmara da Terceira Idade visitaram a Câmara Municipal de Itapevi nesta segunda-feira (29). Eles também conheceram as obras do Museu de Arte do Parlamento de Itape...



Entrega de Título de Cidadão Ararense acontece na próxima quinta-feira

02 de maio de 2024

Acontece na próxima quinta-feira (9), a partir das 19 horas, entrega de Título de Cidadão Ararense ao Sr. Wallasy Batista da Silva Carlos. A honraria ocorrerá no plenário “Vereador Bruno Moysés Bat...



Cerimônia de comemoração de 90 anos do Cesário Coimbra ocorreu no último sábado

02 de maio de 2024

Aconteceu no dia 27 de abril (sábado), cerimônia de comemoração dos 90 anos de existência da Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra”, de Araras. Estiveram presentes no evento autoridades como a diret...



Entrega de Título de Cidadão Ararense acontece nesta quarta-feira

02 de maio de 2024

Está marcada para esta quarta-feira (8) entrega de Título de Cidadão Ararense ao Sr. Juciel Paulo Silva, a partir das 19h, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Arara...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!