Notícias



Câmara aprova alterações na lei do Araprev



Publicado por: Imprensa


 

A Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre alterações na Lei Municipal nº 3.806, de 24 de novembro de 2005, lei que institui o Araprev (Serviço de Previdência Social do Município de Araras).  A propositura do prefeito Nelson Dimas Brambilla teve o objetivo de atender pedido do Conselho Administrativo do Araprev para aperfeiçoar a lei vigente, beneficiando os servidores públicos municipais.

O Araprev é autarquia municipal do Regime Próprio de Previdência Social no qual estão vinculados todos os funcionários públicos efetivos. Conforme justificativa apresentada pelo Executivo, entre as alterações realizadas consta a exclusão de incidência sobre os auxílios natalidade e funeral da remuneração de contribuição, bem como o IVPE (Índice de Valorização dos Profissionais de Educação), o qual integrará a contribuição previdenciária, no caso de ser concedido em caráter permanente.

O projeto assegura a pensão por morte, no caso de o pensionista contrair novo matrimonio ou conviver em união estável, como tem sido o entendimento do Poder Judiciário. 

A alteração também desobriga os segurados que gozaram de licença sem vencimentos no período de 01/01/2006 a 31/05/2011 do pagamento das contribuições previdenciárias, como tem sido garantido aos servidores que se afastaram a partir de 01/06/2011.  

Além disso, aperfeiçoa o pagamento do salário-maternidade para assegurar o referido benefício previdenciário nos casos de nascimento sem vida e aborto não criminoso.

O projeto alterou também a gratificação dos integrantes dos Conselhos do Araprev. O presidente do Conselho Administrativo do Araprev receberá, à título de gratificação, o valor correspondente ao menor vencimento da prefeitura, o secretário 75% e os demais 50% sobre o valor referido.

O projeto ainda institui o Comitê de Investimentos, conforme determinação do Ministério da Previdência Social. O comitê será um órgão consultivo, que tem por finalidade auxiliar o gestor dos recursos no processo para aplicação da política de investimentos da autarquia.

O comitê será composto por cinco membros, sendo um servidor público indicado pelo Prefeito; dois pelo Conselho Administrativo e dois  pelo Presidente Executivo do Araprev. Os membros terão mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos uma vez, por igual período, e serão remunerados tal como o Conselho Administrativo.

Durante a discussão o projeto, o vereador Marcelo de Oliveira (PRB) destacou que a retirada do desconto dos auxílios como natalidade, funeral e IVPE representa um avanço para o servidor púbico.

O vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT) comentou sobre a base de cálculo de insalubridade e periculosidade dada aos servidores. Segundo o vereador o desconto não tem sido justo para o servidor afastado. “Paga-se somente sobre o valor base, deveria fazer o mesmo cálculo do INSS”, disse.

O vereador Eder Muller (PROS) concordou com o vereador Zé Bedé sobre o equívoco no cálculo de insalubridade e periculosidade. Ele comentou ainda que o Araprev vem passando por muitas mudanças, que administração vem contribuindo em beneficio ao servidor.

Em seguida foi à votação do plenário uma emenda aditiva de autoria da Comissão de Justiça e Redação composta pelos vereadores Erinson Mercatelli, Francisco Nucci Neto e vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio. A emenda acrescenta parágrafo para estabelecer que os membros do Comitê de Investimentos deverão ser obrigatoriamente servidores públicos efetivos e estáveis e não poderão ser membros titulares e/ou suplentes dos Conselhos Administrativos e Fiscal do Araprev.

O vereador Erinson Mercatelli justificou que a emenda busca dar estabilidade para os funcionários efetivos para que o Araprev seja zelado por eles. 

O projeto e a emenda aditiva foram aprovados por unanimidade. Na votação do projeto o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella absteve-se de votar por considerar-se impedido. Ele informou ao plenário que trava debate jurídico no âmbito administrativo com a Araprev sobre a questão da licença sem remuneração, pois é servidor municipal licenciado para o exercício do mandato de vereador. 

O projeto aprovado com a emenda segue para redação final da Comissão de Justiça e Redação da Câmara e em seguida será remetido ao prefeito Nelson Dimas Brambilla pelo presidente da Câmara para eventual sanção e promulgação.

 

 


Publicado em: 11 de março de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Nota de esclarecimento sobre problemas técnicos na Câmara Municipal

20 de maio de 2024

Na tarde desta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Araras passou por problemas técnicos em sua rede de transmissão, rede de sistema e conexão de internet. O problema já foi resolvido, porém a...



Pauta 16ª Sessão Ordinária 20/05/2024

20 de maio de 2024

https://www.araras.sp.leg.br/Arquivos/Downloads/79e87c56-9150-4c13-b728-e8cb3137bad0.pdf



Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!